top of page

Quais nutrientes são importantes para unhas saudáveis?

A desnutrição e deficiência de vitaminas e minerais pode afetar diretamente a saúde das unhas. Diante disso, intervenções nutricionais podem ser importantes para combater o quadro de unhas fracas e quebradiças. Praticamente todas as deficiências nutricionais podem afetar o crescimento da unha de alguma maneira. Portanto, uma nutrição adequada é fundamental para unhas fortes e saudáveis. 



Table of ContentsToggle

Nutrientes e saúde das unhas 

A deficiência de biotina pode ser causada por ingestão insuficiente, distúrbios de absorção, produção de antagonistas da biotina por bactérias ou distúrbios na microbiota intestinal. Um estudo demonstrou um aumento de 25% na espessura da lâmina ungueal em pacientes diagnosticados com unhas quebradiças que foram tratados com biotina (2,5 mg por dia). No entanto, ainda faltam evidências que comprovem o uso para este fim. Apesar da falta de evidências clínicas, a biotina tornou-se cada vez mais popular como resultado de extensa glamourização na mídia. 

O selênio é um oligoelemento essencial que pode ter um efeito significativo na saúde das unhas. Por outro lado, níveis excessivos de selênio podem ter um efeito deletério nas unhas. O zinco também é outro micronutriente que pode desempenhar um papel importante na saúde das unhas. O ferro promove o crescimento e o fortalecimento das unhas, e a deficiência desse mineral pode causar unhas opacas e descamadas.

Estudos mostram que pacientes com unhas moles e escamosas com tendência a quebrar possuem níveis de magnésio reduzidos no plasma e na lâmina ungueal. Sendo assim, é possível afirmar que é um mineral importante para a saúde das unhas. Além disso, deficiências nutricionais envolvendo vitaminas A, B6 (piridoxina), C, e D, além de baixo cálcio sérico, podem implicar no amolecimento das unhas. 

Referências bibliográficas 

Assista o vídeo na Science Play com Luisa Wolpe: Prescrição nutricional nos tratamentos estéticos

Artigo: Unhas saudáveis – Muddasani S, Lin G, Hooper J, Sloan SB. Nutrition and nail disease. Clin Dermatol. 2021;39(5):819-828. doi:10.1016/j.clindermatol.2021.05.009

Classifique esse post

1 visualização

Comments


bottom of page