top of page
  • Foto do escritorKcal da Science Play

Benefícios e Propriedades do Chá Verde para a saúde

O chá verde (Camellia sinesis) é amplamente conhecido por suas propriedades anticancerígenas e anti-inflamatórias. Nesse contexto, entre os compostos biologicamente ativos contidos na Camellia sinesis, os principais agentes antioxidantes são catequinas. As catequinas exibem forte propriedade de neutralizar espécies reativas de oxigênio e nitrogênio. Diante disso, são amplamente descritas na literatura como eficientes na prevenção do câncer de pulmão, câncer de mama, câncer de esôfago, câncer de estômago, câncer de fígado e câncer de próstata. Entenda abaixo os benefícios do consumo do chá verde.



Table of Contents


Benefícios à Saúde 


As propriedades de promoção da saúde do chá verde são devidas à presença de polifenóis, em particular, flavonóis e flavanóis. Estudos clínicos, experimentos in vivo e in vitro, confirmam sua ação antioxidante e efeitos anti-inflamatórios. As catequinas são os polifenóis dominantes no chá verde, cujo potencial antioxidante resulta na neutralização dos radicais livres de nitrogênio e oxigênio. Numerosos estudos científicos indicam os efeitos antitumorais dos polifenóis contidos nas folhas de chá verde devido à inibição da divisão celular, bem como à indução de enzimas antioxidantes, por exemplo, superóxido dismutase, glutationa-S-transferase, bem como glutationa peroxidase e redutase.


Diante disso, os efeitos dos polifenóis do chá verde na inibição do crescimento de células cancerígenas e redução do risco de câncer confirmam-se por numerosos estudos científicos no campo da próstata, pâncreas, mama e cânceres de estômago. Notavelmente, polifenóis, incluindo catequinas, são capazes de induzir a morte de células cancerígenas sem afetar células saudáveis. 


Prática Clínica 

Existem muitas evidências in vivo que confirmam que o consumo de chá verde na forma de bebida ou suplemento dietético exerce as propriedades anticancerígenas. As outras propriedades valiosas envolvem seus efeitos antivirais, antibacterianos, antienvelhecimento e hipotensivos. Em resumo, os polifenóis, e especialmente a principal catequina do chá verde, trazem resultados promissores que resultam na prevenção de cânceres de mama, pulmão, próstata, estômago e pâncreas. 


Continue Estudando...





Referências Bibliográficas

Musial C, Kuban-Jankowska A, Gorska-Ponikowska M. Beneficial Properties of Green Tea Catechins. Int J Mol Sci. 2020 Mar 4;21(5):1744. doi: 10.3390/ijms21051744. PMID: 32143309; PMCID: PMC7084675.

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page