top of page

Quais os métodos de reidratação durante o exercício de endurance?

Durante o exercício de endurance dois problemas surgem do equilíbrio hidroeletrolítico perturbado: desidratação e hiperidratação. O primeiro envolve perdas de água e sódio no suor e na urina que são substituídos de forma incompleta, enquanto o último envolve consumo excessivo e retenção de fluidos. Quando experimentada em níveis baixos, tanto a desidratação quanto a hiperhidratação têm pouco ou nenhum efeito no desempenho. Porém, quando experimentados em níveis moderados a graves, eles comprometem o desempenho no exercício e/ou pode levar a doenças relacionadas à hidratação, incluindo hiponatremia (baixa concentração sérica de sódio). Por isso, é importante compreender os métodos de reidratação durante o exercício de endurance.



Table of ContentsToggle

Métodos de reidratação 

Tentar controlar todos os fatores que influenciam a sede, o comportamento de beber água, o desempenho e a saúde é necessário. No entanto, o objetivo da reidratação deve ser consumir um volume de fluido que não só evita a desidratação maior que 2-4% da massa corporal, mas também evitar hiperhidratação. Embora nenhuma recomendação única, seja suficiente para todos os indivíduos, por exemplo, em uma variedade de temperaturas, taxas de suor, massas corporais e durações/intensidades dos exercícios, os métodos de reidratação são necessários para a maioria das atividades de endurance. 

Beber água quando estiver com sede:

A ingestão de líquidos ocorre apenas quando a sede é sentida, tem como foco primário, prevenir a hiponatremia de esforço. Além disso, é capaz de prevenir um nível de desidratação que prejudica o desempenho do exercício. Os defensores deste método afirmam que o aumento da concentração extracelular desencadeia a sede para proteger naturalmente os atletas das consequências negativas de excesso de líquidos e desidratação grave. Estudos confirmam que beber quando está com sede previne com sucesso hiponatremia de esforço.

Consumo de água planejado individualizado:

Isso involve beber um volume de fluido predeterminado que é determinado pela medição da taxa de suor. Tem como objetivo prevenir a desidratação excessiva que prejudica o desempenho e prevenir a hiponatremia de esforço. Além disso,  pode diminuir o risco de doenças causadas pelo calor (exaustão pelo calor, insolação) e reduzir tensão cardiovascular/termorregulatória associada à desidratação. Considerando que existe considerável variabilidade interindividual de suor taxa e concentração de eletrólitos de suor, uma substituição de fluido personalizada atende às necessidades individuais de reidratação de cada atleta.

Prática clínica 

Tentar controlar todos os fatores que influenciam a sede e hidratação é uma tarefa fundamental no endurance. O objetivo da reidratação deve ser consumir um volume de fluido que não só evita a desidratação maior que 2-4% da massa corporal, mas também evita super hidratação.

Referências bibliográficas 

Artigo Reidratação no endurance: Armstrong LE. Rehydration during Endurance Exercise: Challenges, Research, Options, Methods. Nutrients. 2021 Mar 9;13(3):887. doi: 10.3390/nu13030887. PMID: 33803421; PMCID: PMC8001428.

Classifique esse post

11 visualizações

Comments


bottom of page