top of page

Qual a relação da agenda 2030 com a Nutrição?

A Agenda 2030 foi constituída em Setembro de 2015, por representantes de 193 Estados-membros que se comprometeram com uma revolução de transformação do mundo. Ela possui 17 objetivos e 169 metas associadas. Esses objetivos foram construídos a partir de um cenário de uma tendência de urbanização da população mundial que deve alcançar em 2050 um aumento de dois bilhões de habitantes. Temos as metas ODS 2 (fome zero e agricultura sustentável) e ODS 3 (saúde e bem-estar) trazendo essa transversalidade no conjunto dos objetivos de desenvolvimento sustentável.

A partir disso, a sindemia é caracterizada pela interação entre duas ou mais doenças de natureza epidêmica que vai afetar as condições econômicas, sociais, ambientais e a pandemia relacionada à desnutrição, obesidade e mudança climática  que foram consideradas uma sindemia global.

A má nutrição de todas as suas formas, representa a principal causa de doenças e mortes prematuras no mundo todo, perpassando pela causa de insegurança alimentar advinda dos processos de neoliberalismo que levam até a fome. Ademais, esse tipo de governo gera a produção, comercialização de alimentos industrializados e processados que são ricos em gordura trans, açúcar, sal e aditivos químicos, correspondendo ao principal aumento do sobrepeso e obesidade. Para tanto, chamamos de transição nutricional, onde fome e desnutrição coexistem com a obesidade e doenças crônicas.



Table of ContentsToggle

Prática Clínica

Levar em consideração a época de pandemia, ressaltando a importância dos agricultores familiares juntamente com a alimentação de verduras e legumes, utilizando menos produtos processados/industrializados. Fomentando, desse modo, cada vez mais os objetivos 2 e 3 do desenvolvimento sustentável.

Referências Bibliográficas

BURIGO, André Campos; PORTO, Marcelo Firpo. Agenda 2030, saúde e sistemas alimentares em tempos de sindemia: da vulnerabilização à transformação necessária. Ciência & Saúde Coletiva, [S.L.], v. 26, n. 10, p. 4411-4424, out. 2021.

Classifique esse post

2 visualizações

Yorumlar


bottom of page