top of page
  • Foto do escritorKcal da Science Play

Qual o papel da nutrição na prevenção e tratamento de lesões?

Embora lesões possam acontecer em atletas, existem várias soluções nutricionais que podem ser implementadas para reduzir o risco e diminuir o tempo de recuperação. Para reduzir o risco de lesões é crucial que os atletas não apresentam baixa disponibilidade crônica de energia, pois este é um importante fator de risco para lesões ósseas. Além disso, também é crucial para a saúde dos músculos, tendões e ligamentos para garantir que não haja deficiências alimentares, especialmente baixa de proteínas, vitamina C, D, cobre, ômega-3 e cálcio. Portanto, isso destaca a importância de os atletas terem acesso a um suporte nutricional qualificado para ajudá-los a alcançar suas metas sem comprometer a saúde. Entenda abaixo o papel da nutrição no contexto das lesões.



Table of ContentsToggle

Considerações ao ocorrer uma lesão

Se ocorrer uma lesão, uma das principais considerações durante o tratamento é garantir que a massa muscular magra não seja perdida e que a energia suficiente seja consumida para permitir a reparação, sem aumentar significativamente a gordura corporal. É crucial entender a mudança nas demandas de energia e, ao mesmo tempo, garantir o consumo de proteína suficiente para o reparo, especialmente porque o músculo pode se tornar resistente. 

Em termos de saúde dos tendões, há um interesse crescente no papel da gelatina para aumentar a síntese de colágeno. Estudos trazem que a suplementação de gelatina pode melhorar a espessura da cartilagem, diminuir a dor no joelho e pode reduzir o risco de lesões ou acelerar a volta aos treinos. Dessa forma, proporcionando um tratamento profilático e terapêutico para tendões, ligamentos e potencialmente saúde óssea. 

Finalmente, deve-se enfatizar que, sempre que possível, priorize-se a comida em vez de depender exclusivamente de suplementos. Quando a suplementação é necessária, os atletas devem procurar aconselhamento adequado. Isso inclui pessoal qualificado com conhecimentos atualizados de contaminação de suplementos e regulamentos antidoping.

Prática clínica 

Várias estratégias nutricionais, incluindo a proporção de macro e micronutrientes, bem como a ingestão total de energia são importantes para reduzir o risco de lesões e melhorar o tempo de recuperação com foco em lesões no músculo esquelético, osso, tendões e ligamentos.

Referências bibliográficas 

Assista o vídeo na Science Play com Marcio Bacci: Prevenção de lesão articular 

Artigo: Nutrição e lesões – Close GL, Sale C, Baar K, Bermon S. Nutrition for the Prevention and Treatment of Injuries in Track and Field Athletes. Int J Sport Nutr Exerc Metab. 2019;29(2):189-197. doi:10.1123/ijsnem.2018-0290

Classifique esse post

18 visualizações

コメント


bottom of page