top of page

Qual o papel da vitamina C na saúde da pele? 

A pele normal contém altas concentrações de vitamina C, que suporta funções importantes e bem conhecidas. Estimula a síntese de colágeno e auxilia na proteção antioxidante contra o fotodano induzido por radiação ultravioleta (UV). Agora, qual será o papel da vitamina C na saúde da pele?



Table of ContentsToggle

Vitamina C na saúde da pele 

O papel de cofator para hidroxilases de colágeno foi a primeira função da vitamina C que estava intimamente ligada à manutenção da saúde da pele. Assim também, a atividade antioxidante da vitamina C a tornou uma excelente candidata como um fator de proteção contra a radiação UV. Essas duas hipóteses têm impulsionado a maior parte da pesquisa sobre o papel da vitamina C e da saúde da pele até o momento.

Os fibroblastos da pele têm uma dependência absoluta da vitamina C para a síntese de colágeno e para a regulação do equilíbrio colágeno/elastina na derme. Além disso, a suplementação de vitamina C mostrou melhorar a síntese de colágeno com estudo em animais. 

Vitamina C, queratinócitos e envelhecimento

Os queratinócitos da pele têm a capacidade de acumular altas concentrações de vitamina C, e isso em associação com a vitamina E confere proteção contra a irradiação UV. A análise de queratinócitos em cultura também mostrou que a vitamina C influencia a expressão gênica de enzimas antioxidantes e promove a diferenciação do epitélio em geral. 

Além disso, os sinais de envelhecimento na pele humana podem ser melhorados com o fornecimento de vitamina C. Vários estudos apóiam isso, embora a medição das alterações cutâneas seja difícil. Alguns estudos incluem medidas objetivas de deposição de colágeno e profundidade das rugas. Por fim, o  fornecimento de vitamina C à pele auxilia muito na cicatrização de feridas e minimiza a formação de cicatrizes elevadas. 

Prática clínica 

A alta concentração de vitamina C na pele indica que ela possui uma série de importantes funções biológicas relevantes para a saúde da pele. Com base nas funções dessa vitamina seus benefícios à pele estão associados ao auxílio na formação de colágeno e na proteção antioxidante. 

Referências bibliográficas

Assista o vídeo na Science Play com Luisa Wolpe: Fitoterapia e ervas para a fotoproteção

Artigo: Vitamina C e pele – Pullar JM, Carr AC, Vissers MCM. The Roles of Vitamin C in Skin Health. Nutrients. 2017;9(8):866. Published 2017 Aug 12. doi:10.3390/nu9080866

Classifique esse post

3 visualizações

Comments


bottom of page