top of page
  • Foto do escritorKcal da Science Play

Receita de Ovo de Páscoa Sem Glúten

A páscoa simboliza um momento de festividade, alegria e fé. As celebrações envolvem os mais diferentes tipos de comida, mas o ovo de páscoa é a peça principal nesta época do ano. Nesse sentido, para aquelas pessoas que são portadoras da doença celíaca, alternativas ao ovo tradicional são cada vez mais necessárias. Tendo isso em vista, elaboramos aqui, uma receita fácil e deliciosa de ovo da páscoa sem glúten para ser feita em poucos minutos. Acompanhe a receita logo abaixo. 



Table of ContentsToggle

Doença Celíaca 

Primeiramente, a doença celíaca é uma enteropatia desenvolvida a partir da exposição ao glúten através da dieta. Nesse sentido, por ser uma doença crônica, os celíacos necessitam retirar todos os alimentos que contenham essa proteína, o glúten, bem como os seus derivados, a fim de evitar a inflamação intestinal para melhorar todo o quadro clínico. A prevalência da doença celíaca aumentou nos últimos 20 anos, chegando a cerca de 1% da população mundial.

Desse modo, nessa doença, os enterócitos do intestino delgado ao sofrerem danos, desenvolvem uma reação de inflamação crônica, além de uma atrofia das vilosidades intestinais. Tal dano, impacta negativamente a funcionalidade do intestino e provoca má absorção dos nutrientes, além de fortes sintomas gastrointestinais. Essa reação ocorre porque o sistema imune reage a exposição dietética ao glúten, sendo que, a glicoproteína gliadina é a principal responsável por desencadear o efeito tóxico nas células intestinais através da produção da interleucina 5 (IL-5). Como tratamento, atualmente, apenas a exclusão total do glúten da dieta mostrou-se eficaz. 

Ovo de Páscoa e Glúten

Tendo em vista a necessidade dos portadores da doença celíaca em excluir totalmente  o glúten da dieta, já existem no mercado diversas marcas de chocolate sem esse ingrediente. Além disso, existem também, várias opções como chocolate sem açúcar, visando atender a demanda da população de diabéticos e também o chocolate sem lactose, para os intolerantes. Assim, a partir das opções de chocolate sem glúten disponíveis, elaboramos aqui uma receita de ovo de páscoa deliciosa, confira. 

Receita

Ingredientes:

Para a casquinha de chocolate:

  1. 240g de chocolate 70% cacau (ou chocolate 50%) sem glúten. 

Para o recheio:

  1. 1 e 1/2 xícara de tâmaras sem caroço

  2. 1/4 de xícara de leite de coco 

  3. 1 colher de sopa de óleo de coco

  4. 1 pitada de sal

Modo de preparo: 

  1. Derreta 160g  de chocolate em banho maria ou no microondas ( 30 em 30 segundos)

  2. Após derretido, acrescente o restante do chocolate (aproximadamente 80 g)

  3. Mexa bem para que o calor derreta o restante do chocolate.

  4. Após derretido cubra a forma com a primeira casquinha do chocolate, adicione uma camada fina.

  5. Leve à geladeira por 5 minutos para endurecer.

  6. Retire do congelador e adicione mais uma camada de chocolate e leve de volta à geladeira. 

  7. Espere cerca de 5 minutos aqui que o chocolate endureça e reserve.

Recheio:

  1. Adicione todos os ingredientes em um liquidificador e bata por aproximadamente 2 minutos até formar um creme homogêneo, se necessário adicione mais leite de coco. 

  2. Desenforme a casquinha de chocolate.

  3. Adicione o creme de tâmaras.

  4. Com o restante do chocolate derretido cubra o ovo.

  5. Leve para a geladeira por 15 minutos e depois sirva. 

Referências Bibliográficas

Artigo: Doença celíaca Posner, Ewa B. and Muhammad Haseeb. “Celiac Disease.” StatPearls, StatPearls Publishing, 8 August 2022.

Receita extraída do site: Lactose não

Classifique esse post

2 visualizações

Comments


bottom of page