top of page

Recomendação nutricional para atletas táticos

Militares, policiais e bombeiros são conhecidos como atletas táticos, possuindo uma das funções mais exigentes fisicamente contidas na nossa sociedade. Assim, eles apresentam alta demanda física e cognitiva durante o trabalho, além de estarem reféns de diversas condições de estresse, como restrição de sono, hipertermia, alto estresse muscular, hipóxia e entre outros.

Sendo assim, para manutenção do desempenho físico e mental e prevenção de doenças e lesões dessa população, estão sendo pautados diversas estratégias nutricionais.



Table of ContentsToggle

Macronutrientes para atletas táticos

Primeiramente, há uma grande preocupação da perda de massa muscular em atletas táticos, devido ao trabalho constante e pouco tempo para realizar as refeições, ocorre uma grande prevalência no equilíbrio energético protéico negativo. Sendo assim, estabelecer a ingestão de proteínas para combater essa problemática. As recomendações de proteína para essa população são de 1,4 a 2,0 g/kg.

Outro macronutriente importante, é o carboidrato. Por causa da intensidade da atividade, a demanda de carboidratos é de cerca de 4 a 8 g/kg. Por fim, a ingestão de gordura deve ser por volta de 30% da ingestão energética total.

Hidratação para atletas táticos

Ademais, a desidratação é um outro problema decorrente dessa população. As recomendação de hidratação, é a ingestão hídrica de 5 a 7 mL por quilo de massa corporal quatro horas antes do serviço, com intuito de evitar a desidratação 

Suplementos nutricionais para atletas táticos

Por causa de grande exigência cognitiva durante o trabalho, a suplementação de cafeína por volta de 200 a 300 mg pode ser uma boa alternativa para melhorar a performance do sistema nervoso central. Além disso, a suplementação com 800 mg pode ser viável visando diminuir os efeitos adversos da restrição de sono. Por outro lado, por ter uma alta demanda de força, a suplementação de creatina pode ser vantajosa nessa população, a dosagem recomendada é de 0,1 g/kg por dia.

Prática Clínica

É importante ressaltar que não existem muitos estudos que pautam estratégias nutricionais específicas para atletas táticos, as recomendações são baseadas em populações gerais e atlética. Tendo isso em vista, estudos focados em atletas táticos são primordiais para uma intervenção mais assertiva.

Referências

GONZALEZ, Drew E.; MCALLISTER, Matthew J.; WALDMAN, Hunter S.; FERRANDO, Arny A.; JOYCE, Jill; BARRINGER, Nicholas D.; DAWES, J. Jay; KIEFFER, Adam J.; HARVEY, Travis; KERKSICK, Chad M.. International society of sports nutrition position stand: tactical athlete nutrition. Journal Of The International Society Of Sports Nutrition, [S.L.], v. 19, n. 1, p. 267-315, 23 jun. 2022.

Classifique esse post

3 visualizações

Commentaires


bottom of page