top of page
  • Foto do escritorKcal da Science Play

Recomendações Dietéticas e Suplementares no Pós-Cirúrgico de Reconstrução do LCA (Ligamento Cruzado

A cirurgia de LCA (ligamento cruzado anterior) é um procedimento realizado para reparar ou reconstruir o ligamento cruzado anterior do joelho, que é um dos principais ligamentos responsáveis pela estabilidade do joelho. A cirurgia de LCA é frequentemente indicada em casos de ruptura completa ou parcial deste ligamento, que pode ocorrer devido a lesões esportivas, quedas ou movimentos bruscos do joelho.



Table of ContentsToggle

Pós-Operatório e Reabilitação para Cirurgia de Ligamento Cruzado Anterior

Inicialmente, o surgimento de dor e inchaço no joelho é comum, isso dificulta dobrar e esticar o joelho por completo. Tendo isso em vista, a parte nutricional é também de suma importância para a manutenção da composição corporal no pós cirúrgico e para evitar o ganho de peso que pode ser prejudicial para a reabilitação do paciente.

Como o paciente não consegue manter suas atividades físicas com a mesma intensidade e com os mesmos fundamentos por alguns meses, acaba sendo comum o ganho de peso e por consequência o ganho de gordura corporal e com uma perda de massa muscular. 

Na fase aguda do pós-cirúrgico, em que o paciente está pouco ativo ou em repouso e com edema, a administração de uma alimentação anti-inflamatória pode ser efetiva, principalmente no aspecto da desinflamação sistêmica; ao mesmo tempo é importante manter o controle calórico para que não haja aumento de gordura e ganho de peso.

A suplementação pode desempenhar um papel importante na recuperação, ajudando a promover a cicatrização, reduzir a inflamação e melhorar a saúde geral. No entanto, é fundamental consultar um médico ou nutricionista antes de iniciar qualquer suplemento, pois as necessidades individuais podem variar. 

No pós-cirúrgico e na reabilitação, o nutriente mais importante para diminuir a perda de massa magra é a proteína. Em fases em que o paciente já está com maior nível de atividade física o plano nutricional pode ser alterado contemplando o ganho de muscular, que será crucial para sua evolução.

Prática Clínica 

Algumas opções de suplementos que podem ser considerados no período pós-cirúrgico:

  1. Proteína: A proteína é essencial para a reparação de tecidos e a cicatrização de feridas. Suplementos de proteína em pó, como o whey protein, podem ser úteis para garantir uma ingestão adequada de proteínas durante a recuperação.

  2. Ômega-3: Os ácidos graxos ômega-3 têm propriedades anti-inflamatórias e podem ajudar a reduzir a inflamação após a cirurgia. Eles podem ser encontrados em suplementos de óleo de peixe ou óleo de krill.

  3. Vitamina C: A vitamina C é necessária para a síntese de colágeno, que desempenha um papel importante na cicatrização de feridas. Suplementos de vitamina C podem ajudar a promover a cicatrização e fortalecer o sistema imunológico.

  4. Glucosamina e condroitina: Esses suplementos são comumente usados para promover a saúde das articulações. Eles podem ajudar na recuperação do tecido articular após a cirurgia do joelho ou em outras articulações.

  5. Colágeno Tipo II: evita o desgaste das cartilagens, reduz a inflamação em casos de osteoartrite e reumatismo, melhora a saúde das articulações.

  6. Cúrcuma: Os efeitos da cúrcuma na saúde se ampliam devido à suas propriedades de agregação antiplaquetária, antioxidante e anti-inflamatória

Além da  suplementação, uma alimentação saudável e equilibrada pode ajudar na cicatrização, redução da inflamação, fortalecimento do sistema imunológico e fornecimento de nutrientes essenciais. 

Com isso, o consumo de proteínas de alto valor biológico, gorduras saudáveis, FLV´s (frutas, legumes e vegetais) e de alimentos com propriedades anti inflamatórias, podem ser grandes aliados na melhora da lesão. Além disso, manter uma boa ingestão de água é vital durante a recuperação, pois a hidratação adequada auxilia na circulação sanguínea e na remoção de toxinas.

Referências Bibliográficas

Artigo: SIEGEL, Leon; VANDENAKKER-ALBANESE, Carol; SIEGEL, David. Anterior Cruciate Ligament Injuries. Clinical Journal Of Sport Medicine, [S.L.], v. 22, n. 4, p. 349-355, jul. 2012. Ovid Technologies (Wolters Kluwer Health). 

Classifique esse post

3 visualizações

Comments


bottom of page