top of page

Ressaca Alcoólica: Impacto na saúde mental e física

A ressaca alcoólica refere-se à combinação de sintomas mentais e físicos negativos que podem ser sentidos após um único episódio de consumo de álcool. Sendo, a maioria dos indivíduos (aproximadamente 80%) sensíveis às ressacas depois de beber. 



Table of ContentsToggle

Relações Principais para Ressaca Alcoólica

No entanto, os investigadores têm demonstrado que a presença e a gravidade das ressacas estão relacionadas com uma resposta imunitária ao álcool, em que os efeitos inflamatórios do álcool persistem e manifestam-se como sintomas de ressaca no dia seguinte.

Outra potencial explicação biológica para as diferenças individuais na susceptibilidade de ressaca diz respeito às diferenças na taxa de metabolização do etanol, sugerindo que os indivíduos com uma taxa de eliminação mais rápida do etanol podem sofrer menos ressaca. 

Bem-Estar Emocional  e Consumo de Álcool 

A investigação tem mostrado que indivíduos com níveis mais elevados de depressão tendem a beber mais fortemente ao longo do tempo, enquanto que aqueles com níveis mais elevados de ansiedade tendem a beber menos. 

Dessa forma, os indivíduos que usam álcool para lidar com a depressão e a ansiedade podem ter mais probabilidades de sofrer consequências negativas relacionadas com o consumo de álcool, tais como o blacking out.

E por isso, indivíduos que relatam maiores níveis de depressão e ansiedade durante o estado sem ressaca têm demonstrado ser mais vulnerável à depressão e ansiedade durante uma ressaca. 

Prática Clínica

Dessa forma, o consumo de bebida alcoólica pode potencializar os sintomas de depressão e ansiedade em pacientes que já possuem essas comorbidades. Além disso, a ressaca está muito associada a sintomas físicos e mentais negativos. Por isso, é importante orientar os pacientes sobre os efeitos adversos do álcool que vão além da saúde física.

Referências Bibliográficas 

Sugestão de estudo: Álcool – Science Play

Assista o vídeo na Science Play com  Pedro Perim: Cerveja 0.0 na saúde e nutrição esportiva: o outro lado da moeda (0) CC

Artigo: Kim AJ, Merlo A, Mackus M, Bruce G, Johnson SJ, Alford C, Sherry SB, Stewart SH, Verster JC. Depression, Anxiety, and Stress among Hangover-Sensitive and Hangover-Resistant Drinkers. Journal of Clinical Medicine. 2023; 12(8):2766. https://doi.org/10.3390/jcm12082766

Classifique esse post

6 visualizações

Comments


bottom of page