top of page
  • Foto do escritorKcal da Science Play

Ritmo Circadiano, Pele e Exposição Solar: Qual o limite?

A luz solar é um elemento fundamental na modulação do ritmo circadiano, atua na pele como estímulo para produção de vitamina D, dentre outras tantas funções. Porém, a exposição solar exacerbada, gera fotodanos que podem ocasionar diversos problemas. Assim, encontrar o equilíbrio para a exposição solar adequada é fundamental, com vistas a manutenção da saúde. Veja a seguir, tudo que você precisa saber sobre a influência da luz solar na pele e no ritmo circadiano. 



Table of ContentsToggle

Problemas Relacionados à Exposição Solar Inadequada 

Na pele, a superexposição solar pode desencadear hiperpigmentação, fibrose, também a degradação do colágeno e nos casos mais extremos, câncer de pele. Nesse sentido, o controle do tempo de exposição ao sol é fundamental para que o fotoenvelhecimento seja controlado e não se torne um problema. Além disso, o impacto da luz solar na pele em quantidades adequadas está relacionado à biossíntese de melatonina mitocondrial, que desempenha forte papel antioxidante, além de regular o ritmo circadiano e as funções de sono-vigília. Assim, o cuidado com a pele, torna-se primordial para que o envelhecimento desse órgão ocorra da forma mais natural e tardia possível. 

Pele vs. Exposição Solar

A pele, por ser um órgão de grande extensão e múltiplas funções, está sujeita a diversos danos. Logo, fatores como vento, temperatura,  radiação ultravioleta e a umidade, influenciam no processo de envelhecimento celular e induzem o fotoenvelhecimento. Assim, os cuidados para a manutenção de uma pele íntegra e saudável perpassam pelos cuidados estéticos, através de dermocosméticos e procedimentos, além dos cuidados com a parte interna, que compreendem o treinamento físico e também o cuidado nutricional. 

Prática Clínica

Portanto, no que diz respeito ao cuidado nutricional voltado para a pele, o ponto inicial é a hidratação. Manter o corpo hidratado é primordial para que o turgor e a elasticidade da pele sejam preservados, os valores de recomendação variam de 35 a 40 mL x o peso corporal por dia. Além disso, o tempo das refeições tem impacto no controle do ritmo circadiano. Ou seja, evitar refeições em períodos próximos à hora de dormir é uma estratégia que controla o ritmo biológico, além do controle no que diz respeito ao volume das refeições. Assim, refeições menos volumosas devem ser priorizadas no período noturno. Dessa forma, associar os cuidados estéticos, de treinamento físico e os cuidados nutricionais é uma forma indispensável de cuidar da pele ao longo da vida. 

Referências Bibliográficas

Artigo:O eixo melatonina-mitocondrial: envolvendo as repercussões do fotoenvelhecimento da radiação  Gao T, Li Y, Wang X, Ren F. O eixo melatonina-mitocondrial: envolvendo as repercussões do fotoenvelhecimento da radiação ultravioleta no ritmo circadiano da pele. Antioxidantes . 2023; 12(5):1000. https://doi.org/10.3390/antiox12051000

Classifique esse post

0 visualização

Comments


bottom of page