top of page
  • Foto do escritorKcal da Science Play

Saúde



Table of ContentsToggle

O que é?

De acordo com a principal entidade relacionada à saúde no mundo, a Organização Mundial da Saúde, “saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”. Portanto, engloba o bem-estar nas suas 3 esferas mais importantes e traz ainda a reflexão de que não basta não estar doente para ser considerado saudável.

Como medir a saúde?

Esta, apesar de não ser apenas considerada como saúde física, tem alguns marcadores biológicos e bioquímicos que atribuam-lhe um “bom estado geral”. Alguns deles se relacionam intrinsecamente com a nutrição do paciente, como a glicose em jejum, o perfil lipídico, os níveis séricos de vitaminas e minerais, a contagem de plaquetas e células sanguíneas, entre diversos outros exames. Além disso, existe uma série de protocolos e ferramentas de avaliação subjetivas e objetivas para quantificá-la e também avaliar a melhora dos pacientes quando estes estão em atendimento primário ou hospitalar.

O que influencia a saúde?

Atualmente se pensa no termo de uma maneira muito ampla e percebe-se que diversas esferas da vida humana podem interferir na “quantidade” que uma pessoa ou um povo possui. Esses são os chamados determinantes sociais da saúde, que mostram que muitas vezes o ambiente se vive e a vida que se leva são muito mais relevantes do que as escolhas individuais de cada ser humano. Entre os determinantes, se entende as condições socioeconômicas, culturais e ambientais gerais como os maiores determinantes do estado de saúde de uma pessoa, como a educação que ela recebeu, o seu ambiente de trabalho, o desemprego, o saneamento básico, os serviços sociais de saúde e a sua habitação. Também são importantes as redes sociais e comunitárias de cada indivíduo, além de seu estilo de vida. Alguns fatores são hereditários e também interferem no bem-estar, como a idade, gênero e história familiar.

Existe relação com a nutrição?

De maneira mais óbvia a todos, uma boa nutrição é um item essencial para manutenção da integridade física e garantia de longevidade, mas também hoje se encontram associações entre a nutrição e a saúde mental, que é uma importante parte deste conceito da OMS. Têm se percebido que alguns alimentos que fazem parte da nossa dieta podem influenciar o nosso genoma, e já existem evidências de que uma alimentação de boa qualidade, com alimentos in natura e baixa em ultraprocessados, pode influenciar positivamente na nossa saúde mental.

Referências

Artigo: MARMOT, Michael et al. WHO European review of social determinants of health and the health divide. The Lancet, v. 380, n. 9846, p. 1011-1029, 2012.

Classifique esse post

1 visualização

Comments


bottom of page