top of page

Saúde da Mulher



Table of ContentsToggle

O que é?

A saúde da mulher está relacionada a todas as questões biológicas e sociais que envolvem o grupo feminino em seus ciclos de vida. Esta, por sua vez, vai além da saúde reprodutiva e engloba também as necessidades sociais e emocionais deste grupo.

O que deve ser avaliado na saúde da mulher?

Nas mulheres devem ser avaliados os sinais e sintomas decorrentes do ciclo menstrual para aquelas em idade reprodutiva. Dessa forma, a semiologia deve levar em consideração o aspectos dos olhos, unhas, lábios, cabelos, pele, presença ao não de edema etc. Além disso, alterações bioquímicas devem ser avaliadas através dos exames laboratoriais. Logo, o perfil hormonal deve ser avaliado bem como alguns minerais e seus biomarcadores a exemplo do ferro que é perdido através do fluxo sanguíneo no peido menstrual. 

Possíveis alterações

Uma alteração comum na saúde da mulher é a presença de anemia ferropriva que deve ser investigada e tratada. Além disso, alterações relacionadas ao  metabolismo da glicose, presente frequentemente em mulheres portadoras da Síndrome dos Ovários Policísticos, cuja característica é a resistência periférica à insulina e peso corporal elevado. No mais, as mulheres menopausadas necessitam de atenção quanto a ingestão e absorção do cálcio, vitamina D, além de questões a respeito da microbiota intestinal. 

Quando precisa suplementar?

A suplementação deve ser feita a partir da necessidade individual, nos casos de anemia ferropriva  a suplementação de ferro é indicada, bem como na síndrome dos ovários políticos o consumo de alimentos ricos em açúcares deve ser restringido. No mais, a suplementação de cálcio associada à exposição solar em mulheres que estão na menopausa é uma estratégia para garantir a saúde óssea e evitar o desenvolvimento de osteoporose. 

Referência

Artigo Avaliação da Influência da Obesidade na Função Sexual:  Silva, G. M. D. D., Lima, S. M. R. R., Reis, B. F. D., Macruz, C. F., & Postigo, S. (2019). Evaluation of Obesity Influence in the Sexual Function of Postmenopausal Women: A Artigo Cross-Sectional Study. Avaliação da Influência da Obesidade na Função Sexual de Mulheres após a Menopausa: um Estudo Transversal. Revista brasileira de ginecologia e obstetricia : revista da Federacao Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetricia, 41(11), 660–667. https://doi.org/10.1055/s-0039-1700795

Classifique esse post

7 visualizações

Commenti


bottom of page