top of page
  • Foto do escritorKcal da Science Play

Saúde Intestinal



Table of ContentsToggle

O que é?

A microbiota intestinal é um ecossistema em constante mudança, contendo trilhões de bactérias, continuamente moldadas por muitos fatores, como hábitos alimentares, sazonalidade, estilo de vida, estresse, uso de antibióticos ou doenças. A saúde intestinal se refere a manter um número adequado de bactérias benéficas ao organismo em comparação.

Para que serve a saúde intestinal?

Manter a microbiota saudável auxilia na prevenção de diversas doenças, visto que as bactérias “boas” conseguem controlar o crescimento de bactérias patogênicas e competem com elas por alimento. Também é importante para manter a barreira intestinal preservada e conseguir manter o sistema imunológico em boas condições. É importante frisar que a obesidade e as doenças metabólicas relacionadas podem promover inflamação e alterações estruturais e comportamentais na microbiota intestinal.

Como funciona a saúde intestinal?

Os componentes dietéticos têm diferentes efeitos na microbiota intestinal: o alto consumo de proteínas animais, gorduras saturadas, açúcar e sal poderia estimular o crescimento de bactérias patogênicas em detrimento de bactérias benéficas, levando a potenciais alterações da barreira intestinal. Já o consumo de polissacarídeos complexos e proteína vegetal pode estar associado ao aumento da quantidade de bactérias benéficas, estimulando a produção de ácidos graxos de cadeia curta. Além disso, ômega-3, polifenóis e micronutrientes parecem ter o potencial de conferir benefícios à saúde por meio da modulação da microbiota intestinal.

Quando precisa suplementar?

Em pacientes com disbiose ou alterações importantes da barreira intestinal, pode ser interessante a suplementação com probióticos. Os probióticos são microrganismos seguros que, quando administrados em doses adequadas conferem alguns efeitos benéficos ao hospedeiro. Como eles podem ter diversos efeitos, o profissional deve se aprofundar e conhecer de forma específica sobre qual a melhor cepa e dose para cada caso e cada doença específica.

Referências

Artigo: Rinninella E, et al. Food Components and Dietary Habits: Keys for a Healthy Gut Microbiota Composition. Nutrients. 2019;11(10):2393. Published 2019 Oct 7. doi:10.3390/nu11102393

Classifique esse post

7 visualizações

Comments


bottom of page