top of page
  • Foto do escritorKcal da Science Play

Sistema Imunológico: Compreendendo sua Função



Table of ContentsToggle

O que é?

O sistema imune compreende um grupo de células, tecidos e moléculas que produzem reações contra substâncias e organismos infecciosos (Abbas, 2021). Este ao ser estimulado produz respostas coordenadas por meio da liberação de moléculas e células contra o ataque de patógenos e componentes estranhos ao organismo. 

Para que serve sistema imune?

O sistema imune serve para prevenir, defender e erradicar infecções atuando através das respostas imunes por meio da imunidade inata ou adaptativa. De maneira geral, uma de suas inúmeras funções é proteger o organismo contra a entrada de fungos, vírus e bactérias além de prevenir que estes se proliferam  causando doenças. Dessa forma, este possui barreiras como a pele, secreções como a saliva, muco e suor que atuam como primeira linha de defesa impedindo que microrganismos adentrem o corpo. 

Como funciona o sistema imune?

O nosso sistema imune é produzido desde a gestação a partir do desenvolvimento dos órgãos de defesa e por meio dos anticorpos maternos, por isso, dentre outros benefícios, o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade é crucial para saúde infantil, pois o leite materno é rico em anticorpos que auxiliam na maturação do sistema imunológico do bebê. No mais,  a imunologia adaptativa está em constante mudança, visto que adequa-se à exposição de agentes infecciosos e “ensinando” o corpo a  maneira de se defender.

Quando precisa suplementar?

Nesse sentido, as vacinas são exemplos de como o sistema imune adaptativo se comporta, pois, através da vacina um patógeno ou fragmentos dele são apresentados ao corpo de maneira atenuada para que não cause uma reação exacerbada e consequentemente uma doença, a fim de que organismo possa “aprender” a se defender em caso de uma nova exposição ao mesmo agente. 

Referência

Artigo Papel do sistema imunológico na infecção por SARS-CoV-2:  Sanz, J. M., Gómez Lahoz, A. M., & Martín, R. O. (2021). Papel del sistema inmune en la infección por el SARS-CoV-2: inmunopatología de la COVID-19 [Role of the immune system in SARS-CoV-2 infection: immunopathology of COVID-19]. Medicine, 13(33), 1917–1931. https://doi.org/10.1016/j.med.2021.05.005

Classifique esse post

5 visualizações

Comments


bottom of page