top of page
  • Foto do escritorKcal da Science Play

Suplementação de Ômega-3 para Perda de Peso Aliada com Dieta

Os ácidos graxos poliinsaturados, em especial o ômega 3 é um nutriente que apresenta papéis importantes na inflamação, função neural, obesidade e hipertrigliceridemia. Eles são encontrados principalmente no óleo de peixes de água salgada como ácido eicosanóico (EPA) e ácido docosa-hexaenoico (DHA). O seu papel coadjuvante na obesidade se deve a sua capacidade de diminuir o apetite, aumentar a oxidação de gorduras e reduzir gordura corporal. E essa resposta se deve pela modulação do metabolismo lipídico, regulação de adipocinas, como adiponectina e leptina e diminuição da inflamação no tecido adiposo.  



Table of Contents


O que os estudos sugerem sobre o ômega-3?


Um estudo randomizado intitulado como “The effect of omega-3 fatty acid supplementation on weight loss and cognitive function in overweight or obese individuals on weight-loss diet”, analisou os efeitos do ômega 3 na perda de peso e função cognitiva em indivíduos obesos.


O estudo foi realizado com 40 voluntários adultos foram aleatoriamente alocados em dois grupos. Todos os participantes estavam envolvidos com dieta para perda de peso. Os sujeitos do grupo ômega-3 (n = 20) receberam suplementação diária com 1020 mg de ômega-3 (580 mg de ácido eicosapentaenoico (EPA), 390 mg de ácido docosahexaenoico (DHA), 50 mg de outros PUFAs ômega-3) por 12 semanas. E ao final observou-se reduções significativas em peso, cintura e IMC em ambos os grupos. Porém a massa de gordura abdominal e a percentagem diminuíram mais no grupo ômega-3 do que no grupo de controle.


Prática Clínica


O ômega-3 é um suplemento amplamente estudado pela sua capacidade de prevenção de doenças cardiovasculares e proteção da função cerebral. E estudos como o citado acima exploram o seu papel coadjuvante na perda de peso, melhorando perfil lipídico e diminuindo % de gordura corporal. Com isso, ele pode ser indicado para aqueles que necessitam e desejam melhorar a composição corporal para minimizar esses efeitos, mas também para indivíduos eutróficos como mecanismo cardioprotetor e neuroprotetor. 


Continue Estudando...





Referência Bibliográfica


Salman HB, Salman MA, Yildiz Akal E. The effect of omega-3 fatty acid supplementation on weight loss and cognitive function in overweight or obese individuals on weight-loss diet. Nutr Hosp. 2022 Aug 25;39(4):803-813. English. doi: 10.20960/nh.03992. PMID: 35815739.

0 visualização

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page