top of page

Suplementação de Magnésio em Atletas de Vôlei

O magnésio é quarto mineral mais abundante do corpo e desempenha diversas funções como  manter a função nervosa e muscular normal, o ritmo cardíaco (excitabilidade cardíaca), o tônus ​​vasomotor, a pressão sanguínea, o sistema imunológico, a integridade óssea e os níveis de glicose no sangue e promove a absorção de cálcio. Por conta das suas funções no músculo esquelético e no metabolismo da glicose, o magnésio começou a ser estudado na prática esportiva.



Table of ContentsToggle

O que é o Vôlei?

O voleibol é um esporte de equipe caracterizado por períodos de curta duração e atividades de alta intensidade, com movimentos que incluem acelerações e desacelerações de corrida, saltos, golpes de bola e locomoção multidirecional. A capacidade do salto é considerada uma das facetas mais importantes no desempenho físico dos jogadores de voleibol, uma vez que é necessária em movimentos como corte e bloqueio.

Magnésio e Atletas de Vôlei na Lituratura

Em um ensaio clínico intitulado “Magnesium status and the physical performance of volleyball players: effects of magnesium supplementation”, teve o objetivo de avaliar se a suplementação de magnésio poderia otimizar a potência e força muscular desses atletas.

O artigo teve a participação de 25 indivíduos, os mesmos foram divididos em 2 grupos (magnésio e controle). O grupo controle consumiu cápsulas de maltodextrina (2 cápsulas de 250 mg) e o grupo do magnésio consumiu 2 cápsulas de 292 mg.

Com isso, o estudo mostrou que a suplementação de magnésio durante um período de 4 semanas melhorou o metabolismo anaeróbico alático em jogadores de voleibol,  aumentando os saltos dos mesmos (em até 3 cm) no teste pilométrico após o período de suplementação.

Prática Clínica

A melhora no metabolismo anaeróbio alático está correlacionada ao papel do magnésio como cofator para a creatina quinase, que é uma enzima chave para o sistema fosfagênio ou anaeróbio alático. Entretanto, os metabolismos aeróbico e anaeróbico lático dos atletas aparentemente não foram afetados pela suplementação com magnésio. Sendo assim, esse mecanismo de atuação do magnésio pode ser muito promissor para a nutrição esportiva, fazendo-se necessário maiores pesquisas na área.

Referências Bibliográficas 

Artigo: SETARO, Luciana; SANTOS-SILVA, Paulo Roberto; NAKANO, Eduardo Yoshio; SALES, Cristiane Hermes; NUNES, Newton; GREVE, Júlia Maria; COLLI, Célia. Magnesium status and the physical performance of volleyball players: effects of magnesium supplementation. Journal Of Sports Sciences, [S.L.], v. 32, n. 5, p. 438-445, 9 set. 2013. Http://dx.doi.org/10.1080/02640414.2013.828847.

Classifique esse post

4 visualizações

Comments


bottom of page