top of page

Suplementação de Proteína é Bem-Vinda em Idosos?

A suplementação de proteína vem sendo comumente proposta para idosos, mas quando é realmente viável a indicação? Ao longo dos últimos 5 anos, diversos estudos avaliaram o efeito da suplementação proteica em idosos. A proteína, macronutriente indispensável para manutenção e aumento da massa muscular, desponta como a principal estratégia não farmacológica para hipertrofia muscular esquelética de adultos e idosos.

Inúmeras alterações musculoesqueléticas são observadas no envelhecimento, como redução da síntese proteica muscular, da proliferação de células satélites, de hormônios anabólicos e da expressão gênica de proteínas miogênicas, cruciais para a manutenção e aumento da força e da massa muscular.

Os estudos observaram que a suplementação proteica (whey protein) combinado ao treinamento de força promovem o aumento da massa muscular de idosos. Entretanto, a qualidade da proteína ofertada deve ser considerada, pois a suplementação com colágeno não parece ter os mesmos efeitos. Além disso, os efeitos positivos da suplementação proteica são indissociáveis do treinamento de força, pois isoladamente, a suplementação não é capaz de aumentar a massa muscular de idosos.

Prática Clínica

A suplementação de whey protein demonstra efeitos positivos sobre a força e massa muscular de idosos. Contudo, deve estar combinado ao treino de força. Além disso, para que o resultado seja mais efetivo, é importante que a proteína recomendada seja de alta qualidade.

Referências Bibliográficas

Acompanhe no Nosso Canal do Youtube: Recomendações de Proteínas para Idosos

Artigo: Oikawa, Sara Y; J Kamal, Michael; Webb, Erin K; Mcglory, Chris. Whey protein but not collagen peptides stimulate acute and longer-term muscle protein synthesis with and without resistance exercise in healthy older women: A randomized controlled trial. American Journal of Clinical Nutrition 111(3). January 2020.

Classifique esse post

3 visualizações

Comments


bottom of page