top of page

Suplementação de Tribulus Terrestris para Performance no CrossFit

Os suplementos nutricionais para atletas são desenvolvidos para atender a um grupo específico com necessidades nutricionais especiais, determinadas pela intensidade e duração do exercício, modalidade esportiva praticada, época da temporada, idade e sexo.

 

Um tipo comum de suplemento dietético voltado para o exercício e desempenho atlético são os suplementos à base de ervas, como o extrato da planta exótica conhecida como Tribulus terrestris L. (TT), composto por saponinas, flavonoides, glicosídeos, alcaloides e taninos. A partir de 2021, porém, produtos contendo TT foram reclassificados como medicamentos fitoterápicos, não mais como suplementos.

 

Mecanismo de Ação

 

Os estudos sugerem que o Tribulus terrestris pode ser eficaz na manutenção da homeostase do eixo hipotálamo-hipófise-testicular, promovendo um estado anabólico que beneficia a recuperação pós-exercício e melhora o desempenho atlético. Além disso, reduz a inflamação e mitiga tanto o dano muscular quanto o dano oxidativo. Entre as substâncias presentes em sua composição, destacam-se as saponinas esteroides e os flavonoides como os metabólitos mais importantes, com múltiplas bioatividades.

 

As saponinas esteroides presentes no TT, como a arginina, protodioscina e tribulus saponinas A e B, atuam nos receptores de andrógenos no cérebro, resultando em uma diminuição na retroalimentação negativa dos hormônios sexuais. Isso leva a uma maior secreção de LH pela hipófise posterior, estimulando a síntese de testosterona nos testículos. A protodioscina, em particular, está associada ao aumento da conversão de testosterona em diidrotestosterona (DHT), promovendo a produção de glóbulos vermelhos e o desenvolvimento muscular.

 

Ademais, sugere-se que o TT possa elevar os níveis de moléculas precursoras da testosterona, como a desidroepiandrosterona (DHEA), enquanto suprime a atividade da aromatase e a síntese de estrogênio, provavelmente através da ação das saponinas esteroides como a protodioscina e protogracilina.

 

Quais seus Possíveis Efeitos no Crossfit?

 

O CrossFit é um sistema de treino multimodal que envolve rotinas padronizadas, utilizado para otimizar a aptidão física através do treinamento de força muscular, esquelética, flexibilidade, velocidade, potência, execução, coordenação, agilidade e precisão.

 

Como este exercício intenso pode afetar diretamente o funcionamento do eixo hipotálamo-hipófise-testicular, essa interferência pode suprimir a secreção de testosterona em fases tardias da atividade física, comprometendo o desempenho.

 

Assim, visando evitar o uso de esteroides, com seus efeitos colaterais e a possibilidade de testes positivos em antidoping, o Tribulus terrestris torna-se atraente para os atletas devido aos seus potenciais efeitos ergogênicos; facilitando a recuperação, melhorando a força e estimulando a hipertrofia, sendo considerado um promotor do anabolismo muscular e um reforço natural de testosterona.

 

No entanto, doses diárias de 770 mg administradas a homens treinados em CrossFit não parecem influenciar significativamente a composição corporal, o desempenho anaeróbico ou a força total. Entretanto, foi observada uma leve influência no processo de recuperação, com uma tendência a aumentar os níveis séricos de testosterona.

 

Prática Clínica

 

Antes da suplementação, devem ser considerados os efeitos fisiológicos dessa substância e as características de cada indivíduo. Dessa forma, a suplementação de Tribulus terrestris pode ser mais adequada em esportes nos quais as regras da competição impedem ou dificultam a recuperação adequada, quando comparada ao próprio CrossFit.

 

Além disso, o TT pode ser utilizado para manter níveis ideais de testosterona, porém não é recomendado seu consumo por mais de 6 a 8 semanas consecutivas sem interrupção, como potencializador androgênico ou precursor anabólico das concentrações séricas de testosterona.

 

Por fim, o profissional de saúde, seja nutricionista ou médico, desempenha um papel essencial na avaliação criteriosa das necessidades individuais e na recomendação de suplementos que otimizem o desempenho atlético de maneira segura e eficaz.

 

Continue Estudando...

 

 

 

 

Referências Bibliográficas

 

FERNÁNDEZ-LÁZARO, Diego; MIELGO-AYUSO, Juan; SOTO, Miguel del Valle; ADAMS, David P.; GONZÁLEZ-BERNAL, Jerónimo J.; SECO-CALVO, Jesús. The Effects of 6 Weeks of Tribulus terrestris L. Supplementation on Body Composition, Hormonal Response, Perceived Exertion, and CrossFit® Performance: a randomized, single-blind, placebo-controlled study. Nutrients, [S.L.], v. 13, n. 11, p. 3969, 7 nov. 2021. MDPI AG.

Comentarios


bottom of page