top of page
  • Foto do escritorKcal da Science Play

Suplementação de triptofano no sono: faz sentido?

A qualidade do sono desempenha um papel crucial na saúde geral e no bem-estar, afetando diversos aspectos da vida cotidiana. Nesse contexto, a busca por estratégias que promovam um sono reparador tem ganhado destaque. Uma área de interesse crescente é a suplementação de triptofano, um aminoácido essencial precursor da serotonina e melatonina, neurotransmissores associados ao ciclo do sono. Mas será que a suplementação de triptofano realmente faz sentido quando se trata de melhorar a qualidade do sono? Leia mais abaixo!


Table of Contents


Mecanismo Fisiológico do Triptofano


Teoricamente, consideraria-se benéfica a suplementação de triptofano para melhorar o sono devido à sua influência na síntese de melatonina. Entretanto, é importante destacar que, por ser um aminoácido, seu papel é mais amplo e não se pode direcioná-lo especificamente para a função do sono.


Triptofano na Literatura


Um estudo, realizado com jogadores da Liga Australiana de Futebol (AFL), investigou os efeitos da suplementação noturna de proteína de soro de leite rica em triptofano sobre a duração e qualidade do sono. Os resultados indicaram que essa suplementação não melhorou significativamente a duração ou qualidade do sono dos jogadores. 


No entanto, o estudo observou que atletas podem consumir uma quantidade significativa de proteína e energia próxima ao horário de dormir sem prejudicar o sono. Ainda, os pesquisadores sugerem que futuras investigações devem analisar os efeitos da ingestão de proteína à noite, especialmente quando rica em triptofano, em relação à duração e qualidade do sono, incluindo estágios de sono durante períodos de sono restrito e em atletas com problemas de sono.


É fundamental entender que o triptofano desempenha várias funções no organismo, e a síntese de serotonina é apenas uma delas. Além disso, nem sempre a dificuldade nos processos de sono ocorre devido à carência de melatonina; esse problema é multifatorial e, portanto, o profissional de saúde deve avaliá-lo cuidadosamente.


Prática Clínica


Sendo assim, é crucial ressaltar que a suplementação de triptofano não pode ser direcionada especificamente para melhorar o sono devido à sua ação multifuncional no organismo. Antes de iniciar qualquer suplementação, é fundamental avaliar as necessidades individuais, identificar as causas dos problemas de sono e determinar a adequação da suplementação. Para mais, as evidências da suplementação do triptofano são controvérsias e pode não ser o melhor caminho nesse sentido.


Continue Estudando...





Referências Bibliográficas


FERGUSON, C. et al. Evening Whey Protein Intake, Rich in Tryptophan, and Sleep in Elite Male Australian Rules Football Players on Training and Nontraining Days. International Journal of Sport Nutrition and Exercise Metabolism, p. 1–7, 2021.


Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page