top of page

Suplementos Pré-Treino Multi Ingredientes: Qual a eficácia?

O uso de suplementos multi ingredientes pré-treino na prática de esportes se tornou algo muito popular entre os praticantes de exercício físico . A alegação para o uso desse tipo de suplemento é o aumento de energia  e força,  diminuição da fadiga, e concomitantemente, a melhora de performance.

Esse tipo de suplemento é composto por múltiplos ingredientes como cafeína, arginina, citrulina, tirosina, taurina e beta alanina. Por mais que esses ingredientes sejam constantemente usados na prática esportiva, a procedência de alguns deles são controversos.



Table of ContentsToggle

Citrulina

A citrulina é um precursor da arginina, tendo a função de aumentar o fluxo de sanguíneo, esse efeito pode gerar aumento do aporte de nutrientes e O2 para os músculos, maior excreção de metabólitos, além de um menor custo de ATP e oxigênio durante o exercício.

Por mais que os mecanismos fisiológicos da citrulina sejam promissores, esse suplemento carece de evidências mostrando benefícios significativos para a performance.

Cafeína

A cafeína é um estimulante que bloqueia o acúmulo de adenosina no sistema nervoso central, ocasionando em menor percepção de esforço, cansaço e fadiga. A cafeína é um suplemento com efeito agudo, ou seja, visando um efeito ergogênico em suplementos pré treino, a cafeína tem uma alta eficácia.

Taurina

A taurina tem sido usada para o auxílio na performance esportiva, tendo mecanismos anti-inflamatórias e antioxidantes, modulação do fluxo de íons, além do controle da homeostase de cálcio. Porém, não é claro quais são os benefícios da suplementação de  taurina aplicada na prática esportiva.

Beta-alanina

A beta alanina é um aminoácido que aumenta as concentrações carnosina, que exerce o papel de tamponamento intramuscular, com o objetivo de atenuar o acúmulo de íons H +, retardando a fadiga muscular.

Para gerar um aumento significativo de carnosina, é necessário um período de 4-6  semanas. Sendo assim, é improvável que a suplementação aguda de beta alanina acarrete melhoras significativas na performance.

Tirosina

A tirosina é um aminoácido que serve como um precursor de catecolaminas, como: dopamina, epinefrina e norepinefrina. Esse aminoácido tem o intuito de melhorar o desempenho cognitivo. Porém, as evidências em relação à tirosina são escassas para comprovar algum efeito ergogênico.

Prática Clínica

Em suma, dos ingredientes mais comuns em suplementos pré-treino, o único que teria eficácia para exercer um efeito, é a cafeína. Com isso, é muito mais vantajoso fazer o uso da cafeína de forma isolada do que consumir um  pré-treino multi ingredientes.

Referências Bibliográficas

Jagim AR, Harty PS, Camic CL. Common Ingredient Profiles of Multi-Ingredient Pre-Workout Supplements. Nutrients. 2019 Jan 24;11(2). pii: E254. doi: 10.3390/nu11020254

Classifique esse post

12 visualizações

Comments


bottom of page