top of page
  • Foto do escritorKcal da Science Play

Taurina e Visão: Qual a relação?

Um estudo em 2021 mostrou que a prevalência de fadiga visual entre estudantes universitários em todo o mundo é de 46% a 71%. Não afeta apenas o status de trabalho e estudo, mas também pode levar a patologias se a pessoa permanecer em um estado crônico de fadiga visual. 

Atualmente, a incidência de fadiga visual é alta e o número de pessoas afetadas aumenta a cada ano. Essas pessoas são de todas as idades e são, principalmente, estudantes, professores e aqueles que trabalham com computadores. Mas como o consumo de taurina pode ajudar?



Table of ContentsToggle

A Fadiga Visual 

A retina, localizada no fundo do olho, é um tecido neuronal frágil que percebe e recebe luz externa para formar sinais visuais que são transmitidos ao cérebro para obter informações externas. Por isso, estudos têm mostrado que a redução da função retiniana é uma das principais causas do desenvolvimento da fadiga visual.

Dessa forma, a fadiga visual acontece especialmente quando o uso prolongado dos olhos leva a um acúmulo excessivo de resíduos metabólicos no olho que não podem ser eliminados, causando várias lesões por estresse. 

Por exemplo, quando o olho é exposto a trabalho prolongado, luz intensa ou densa e alta pressão de oxigênio, a taxa metabólica dos músculos extraoculares e ciliares aumenta, contribuindo para o acúmulo de grandes quantidades de metabólitos como radicais livres

A Importância da Taurina na Saúde Ocular

A taurina é um aminoácido que está presente em altas concentrações no cérebro, retina e músculo em seu estado livre. Por isso, está envolvida em várias em atividades fisiológicas, mas para a saúde ocular, a falta de taurina na dieta pode levar ao comprometimento da função retiniana e até à cegueira

Isso sugere que a depleção de taurina pode causar danos às células, por isso  a suplementação dietética de taurina pode efetivamente melhorar os danos causados ​​pelo estresse ocular e exercer bons efeitos neuroprotetores, reparando retinas danificadas e reduzindo a fadiga visual. 

Fontes de Taurina

A taurina é obtida a partir de duas fontes: a via sintética endógena e a via dietética exógena. As principais fontes dietéticas de taurina são alimentos de origem animal, e algas como espirulina.

Além disso, a taurina, como um aminoácido natural, tem um alto perfil de segurança e pode ser adicionada a bebidas funcionais e outros produtos alimentícios. 

Prática Clínica 

Em conclusão, a taurina tem um importante efeito protetor na função retiniana, principalmente devido aos seus efeitos antioxidantes e neuroprotetores. No entanto, como a quantidade de taurina sintetizada pelo corpo humano não é suficiente para atender às necessidades de saúde do corpo, ela precisa ser obtida por meio de suplementação alimentar. Isso sugere a importância e a necessidade da suplementação dietética de taurina na promoção da saúde ocular. 

Referências Bibliográficas 

Assista o vídeo na Science Play com Samira Lima: Princípios da Nutrição Funcional

Artigo: Duan H, Song W, Guo J, Yan W. Taurine: A Source and Application for the Relief of Visual Fatigue. Nutrients. 2023; 15(8):1843. https://doi.org/10.3390/nu15081843

Classifique esse post

2 visualizações

Comments


bottom of page