top of page

Terapias Complementares para Asma

Estima-se que 21 milhões de adultos e 4 milhões de crianças vivem com asma nos Estados Unidos. Com uma prevalência crescente a cada ano, a asma é um fardo significativo para o paciente, sua família e a sociedade. 

Sem cura, a asma é uma condição que permanece mal controlada em muitas pessoas, apesar da disponibilidade de intervenções farmacológicas e diretrizes de tratamento, as terapias complementares têm sido bastante buscadas e a seguir você vai entender melhor sobre elas.



Table of ContentsToggle

Como as terapias complementares podem ajudar?

A terapia complementar consiste em uma ampla gama de disciplinas, e novas formas de tratamento que estão sendo desenvolvidas continuamente. As terapias mais utilizadas no tratamento da asma incluem ervas, homeopatia, acupuntura, ioga e exercícios respiratórios.

  1. As ervas são historicamente uma das formas mais antigas de tratamento alternativo e estavam entre os métodos mais convencionais de tratamento de doenças antes da introdução da medicina moderna.

  2. A homeopatia envolve o uso, em diluição, de substâncias que causam sintomas em sua forma não diluída. É uma das formas mais difundidas de terapia alternativa para a asma. Embora pouco se saiba sobre seu mecanismo de ação, uma revisão sistemática concluiu que seus efeitos são holísticos

  3. A acupuntura é uma prática médica tradicional chinesa que envolve a inserção de agulhas finas em várias partes do corpo. Esta terapia regula o equilíbrio do sangue e do corpo estimulando os pontos de acupuntura do corpo humano para alcançar o efeito de equilibrar o Qi.

  4. A ioga tradicional é um grupo de práticas ou disciplinas físicas, mentais e espirituais para controlar e unir a mente, o corpo e o espírito. Uma meta-análise concluiu que os pacientes com asma observaram alívio dos sintomas por meio da ioga, especialmente quando combinada com exercícios respiratórios. 

  5. Exercícios respiratórios incluem técnicas de redução da hiperventilação que podem melhorar os sintomas da asma ou reduzir o uso de medicamentos inalatórios em adultos com asma mal controlada sem efeitos nocivos.

Alternativas para Terapias Complementares

Outras terapias incluem suplementos nutricionais (vitaminas), acupressão, reflexologia, naturopatia e aromaterapia. 

  1. O uso de vitaminas também cresceu, especialmente as vitaminas A, C, D e E, possivelmente por causa de suas potenciais funções imunomoduladoras. 

  2. A reflexologia é uma terapia que envolve a aplicação de pressão com os dedos em várias áreas do corpo. Sua aplicação no manejo da asma também vem aumentando. 

  3. A acupressão é um tipo de terapia que envolve a aplicação de pressão manual em pontos de acupuntura específicos do corpo. Ela estimula o movimento da energia vital através dos meridianos dentro do corpo. Há um benefício bem relatado quando a acupressão é combinada com acupuntura e reflexologia. 

  4. A naturopatia inclui uma ampla gama de tratamentos naturais que ajudam a induzir uma saúde positiva e aliviar os sintomas da doença, atuando nos níveis físico e mental.

  5.  A aromaterapia é um tipo de terapia que utiliza óleos essenciais para alcançar o bem-estar físico e mental.

O uso de cada terapia complementar/alternativa individual mostrou tendências crescentes e estáveis. Entretanto, seu uso variaram de acordo com a idade, sexo, sintomas diurnos de asma, sintomas noturnos e renda.

Riscos Associados às Terapias Complementares

As terapias complementares podem prejudicar diretamente os pacientes devido a mecanismos de ação mal compreendidos, seja como resultado de toxicidade potencial ou como resultado de prática ou uso inadequado. Além disso, podem interferir com outros medicamentos e reduzir sua eficácia, levando a piores resultados. 

Prática Clínica

Os profissionais de saúde devem estar cientes dessas tendências e realizar a reconciliação entre medicamentos e tratamentos, principalmente quando os pacientes também estiverem tomando medicamentos para asma, para evitar possíveis efeitos colaterais e interações. É indicado perguntar sobre o uso de terapia complementar sem julgamentos e tentar compreender as motivações e ações subjacentes.

Referências Bibliográficas 

Assista o vídeo na Science Play com Leandro Medeiros: Fitoterapia em Desordens Respiratórias: Bases para o Uso Racional

Artigo: Ogbu CE, Oparanma C, Ogbu SC, Ujah OI, Okoli ML, Kirby RS. Trends in the Use of Complementary and Alternative Therapies among US Adults with Current Asthma. Epidemiologia. 2023; 4(1):94-105. https://doi.org/10.3390/epidemiologia4010010

Classifique esse post

26 visualizações

Commentaires


bottom of page