top of page

Uso de Beta-Alanina na Prática Esportiva

A beta-alanina é um aminoácido não proteico, o que significa que não é utilizado na síntese proteica como outros aminoácidos. Em vez disso, a beta-alanina combina-se com outro aminoácido chamado histidina no corpo para formar uma substância chamada carnosina. A carnosina é um dipeptídeo encontrado em altas concentrações nos músculos esqueléticos e desempenha um papel importante na regulação do pH muscular.



Table of ContentsToggle

Benefícios da Beta-Alanina no Esporte

A beta-alanina é um suplemento dietético popular na área de esportes e exercícios devido à sua capacidade de aumentar os níveis de carnosina nos músculos. A carnosina ajuda a neutralizar o acúmulo de íons hidrogênio nos músculos durante exercícios intensos, o que pode retardar a fadiga muscular e melhorar o desempenho atlético.

O efeito ergogênico da beta alanina é de 0,3% a 3% durante tarefas de exercício contínuo e intermitente, de 30 segundos a 10 minutos de duração. Contudo, a utilização prática em diversas situações específicas na prática esportiva precisa ser melhor estabelecida.

Prática Clínica

Antes de tomar suplementos de beta-alanina, é importante consultar um profissional de saúde ou nutricionista, pois pode haver considerações individuais e possíveis efeitos colaterais a serem considerados. Além disso, a dosagem e a duração da suplementação podem variar dependendo da pessoa e dos seus objetivos. Outras recomendações para o uso da beta alanina, são:

– Dose recomendada: A dose diária recomendada de beta-alanina varia entre  3 a 6 gramas por dia durante um período de suplementação de 10 a 12 semanas. É possível fracionar a dose ao longo do dia para minimizar o efeito colateral comum conhecido como “formigamento” (parestesia). 

– Combine com carboidratos: Algumas evidências sugerem que a beta-alanina pode ser mais eficaz quando consumida com carboidratos. Você pode considerar tomar sua dose de beta-alanina com uma refeição que inclua este macronutriente

– Ciclagem: Alguns atletas optam por ciclar a beta-alanina, o que significa que a usam por um período (por exemplo, 8 a 12 semanas) e depois fazem uma pausa antes de retomar o uso. Isso pode ajudar a evitar uma possível adaptação do corpo à beta-alanina.

Referência Bibliográfica

Artigo: TREXLER, Eric T.; SMITH-RYAN, Abbie E.; STOUT, Jeffrey R.; HOFFMAN, Jay R.; WILBORN, Colin D.; SALE, Craig; KREIDER, Richard B.; JÄGER, Ralf; EARNEST, Conrad P.; BANNOCK, Laurent. International society of sports nutrition position stand: beta-alanine. Journal Of The International Society Of Sports Nutrition, [S.L.], v. 12, n. 1, p. 1, 20 out. 2015. Informa UK Limited. 

Classifique esse post

10 visualizações

コメント


bottom of page