top of page
  • Foto do escritorKcal da Science Play

Uso de Géis de Carboidrato em Maratonas

O termo “gel de carboidrato” é geralmente usado para se referir a um tipo de suplemento alimentar em forma de gel que contém principalmente carboidratos de rápida absorção.

Esses géis são comumente utilizados e recomendados para atletas e pessoas envolvidas em atividades físicas de longa duração para fornecer uma fonte rápida de energia durante o exercício.



Table of ContentsToggle

Ação dos Géis de Carboidrato Durante a Prática Física

Os géis de carboidrato são projetados para serem facilmente consumidos durante o exercício, pois têm uma consistência semelhante a um mel em sachês individuais. Eles são formulados com carboidratos de rápida digestão, como maltodextrina, glicose ou frutose, que podem ser absorvidos rapidamente pelo corpo para fornecer energia imediata, podendo serem compostos também por sais, como sódio e potássio e com cafeína em sua composição.

Esses géis são usados para ajudar a evitar a fadiga muscular e melhorar o desempenho durante atividades físicas de longa duração, como corridas de maratona, ciclismo e triatlo. Os carboidratos fornecidos pelo gel são convertidos em glicose no corpo, que é a principal fonte de energia para os músculos durante o exercício. Ao consumir um gel de carboidrato durante o exercício, a ideia é manter os níveis de glicose no sangue elevados, o que pode ajudar a retardar a fadiga e melhorar o desempenho.

Dependendo da marca e sabor escolhido, terá uma variação em sua composição, como o valor energético, quantidade de carboidrato, quantidade de sais e cafeína. Sendo assim, é importante ter o acompanhamento para adequar o gel a sua prática física, tempo e necessidade do organismo.

Prática Clínica

A estratégia mais comum é consumir um gel de carboidrato a cada 45 minutos a 1 hora durante a corrida, dependendo das necessidades individuais e da intensidade da atividade.

Além disso, é importante testar e praticar a estratégia nutricional durante os treinamentos para garantir que o corpo tolere bem os géis de carboidrato e que eles sejam efetivos na manutenção da energia e do desempenho durante a maratona.

É importante saber que os géis de carboidrato são suplementos e devem ser utilizados como parte de uma estratégia nutricional adequada para cada indivíduo. A dosagem e o momento de consumo podem variar dependendo das necessidades específicas de cada pessoa, bem como do tipo e intensidade do exercício realizado. Alguns corredores podem preferir outros tipos de suplementos energéticos, como balas, barras energéticas ou bebidas desportivas. A escolha do tipo de suplemento e a quantidade a ser consumida devem ser baseadas na experiência individual de treinamento, preferências pessoais e recomendações do profissional. 

Referências Bibliográficas

COOPER, Robert; NACLERIO, Fernando; ALLGROVE, Judith; LARUMBE-ZABALA, Eneko. Efeitos de um gel de carboidrato e cafeína no desempenho de sprint intermitente em homens treinados recreacionalmente. 10 jul. 2013. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23837918/. Acesso em: 21 jun. 2023.

GUILLOCHON, Mathilde; ROWLANDS, David. Efeitos do Formato de Carboidrato Sólido, Gel e Líquido no Conforto e Desempenho do Intestino. 20 dez. 2016. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27997257/. Acesso em: 21 jun. 2023.

Classifique esse post

5 visualizações

Komentáře


bottom of page