top of page

Uso dos Fitoterápicos no Combate ao Câncer

Os fitoterápicos ganharam notoriedade, recentemente, na comunidade científica, por apresentarem fortes efeitos anticancerígenos. Apesar do seu uso não ser recente, novos efeitos benéficos à saúde sustentam o uso dos fitoterápicos no combate ao câncer. Leia até o final para saber mais. 



Table of Contents


Uso Tradicional dos Fitoterápicos


Primeiramente, as plantas medicinais possuem propriedades terapêuticas indispensáveis para promover a boa saúde. Além disso, estas, já são utilizadas há milênios em todo o mundo, por possuírem grande quantidade de compostos bioativos. Nesse sentido, algumas plantas medicinais possuem propriedades anticancerígenas, auxiliando assim, no tratamento oncológico. 


Efeito Anticancerígeno dos Fitoterápicos 


No mais, além dos efeitos clássicos antiinflamatórios, os fitoterápicos auxiliam na modulação da microbiota intestinal, que, em uma situação disfuncional, reduz a absorção e a resposta aos tratamentos farmacológicos tradicionais ao câncer. Ou seja, melhorar a microbiota do paciente através da administração de fitoterápicos que auxiliam principalmente no aumento da proporção de Firmicutes e Bacteroidetes é primordial para aumentar a responsividade individual no tratamento. 


Portanto, os fitoterápicos auxiliam na modulação das vias do NF-KB e IL-6/STAT-3, auxiliam na angiogênese, além de apresentarem efeitos antiproliferativos e pró-apoptóticos. Ou seja, saber administrar as ervas medicinais nos pacientes oncológicos é uma ferramenta indispensável à prática clínica do nutricionista. 


Prática Clínica


Portanto, os fitoterápicos, como o resveratrol, as antocianinas e o extrato de cogumelo Maitake, são compostos, cuja ação anticancerígena é potente. Além disso, a modulação intestinal através da suplementação de probióticos como akkermansia, também demonstra ser uma estratégia eficiente e de fácil aplicabilidade clínica, com vista ao combate do câncer.

Continue Estudando...





Referências Bibliográficas 


Caserta S, Genovese C, Cicero N, Toscano V, Gangemi S, Allegra A. The Interplay between Medical Plants and Gut Microbiota in Cancer. Nutrients. 2023; 15(15):3327.

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page