top of page

Vinagre de maçã pode auxiliar no controle glicêmico?

Atualmente, os distúrbios na glicemia são muito comuns e os casos de Diabetes Mellitus aumentam cada vez mais. A doença pode levar a diversas outras consequências maléficas para o organismo, associadas à deterioração da qualidade de vida, como doenças cardiovasculares e distúrbios renais crônicos.

Ainda, a hiperglicemia é uma das principais causas para o estresse oxidativo, um dos fatores causadores da gravidade da doença e das complicações. Dessa forma, o controle da pressão arterial, da capacidade antioxidante e da glicemia são formas de evitar as complicações do diabetes. Para isso, o vinagre de maçã é interessante para reduzir os níveis de açúcar no sangue.



Table of ContentsToggle

Vinagre de Maçã

Os principais componentes do vinagre de maçã são polifenóis e ácido acético, os quais podem melhorar o perfil lipídico, índices glicêmicos, pressão arterial e biomarcadores de inflamação. Além disso, o ácido acético contribui com quantidades favoráveis de fitoquímicos para a dieta.

No estudo “The effect of apple vinegar consumption on glycemic indices, blood pressure, oxidative stress, and homocysteine in patients with type 2 diabetes and dyslipidemia: a randomized controlled clinical trial“, os pesquisadores relatam:

O uso de vinagre de maçã antes do almoço e do jantar diminuiu significativamente o nível de glicemia em jejum. Além disso, o ácido acético diminuiu a taxa de esvaziamento gástrico, mantendo uma absorção mais constante de glicose e, consequentemente, evitando o pico e a queda glicêmica brusca.

Já, em relação aos polifenóis, eles auxiliam no combate ao estresse oxidativo. A produção excessiva de espécies reativas de oxigênio induz ao estresse oxidativo, causando algumas doenças crônicas. Assim, os polifenóis possuem propriedades antioxidantes, ou seja, auxiliam no efeito protetor contra esse estresse.

Prática Clínica

Portanto, visando diminuir a glicemia, especialmente em pacientes diabéticos, o consumo de vinagre de maçã pode trazer pontos positivos para a saúde. Cerca de 10 ml antes do almoço e mais 10 ml antes do jantar (20mL por dia) trazem redução na concentração de glicose no sangue e aumentam a capacidade antioxidante.

Referências Bibliográficas

Artigo: GHEFLATI, Alireza; BASHIRI, Reihane; GHADIRI-ANARI, Akram; REZA, Javad Zavar; KORD, Marjan Tajik; NADJARZADEH, Azadeh. The effect of apple vinegar consumption on glycemic indices, blood pressure, oxidative stress, and homocysteine in patients with type 2 diabetes and dyslipidemia: a randomized controlled clinical trial. Clinical Nutrition Espen, [S.L.], v. 33, p. 132-138, out. 2019. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.clnesp.2019.06.006. 

Classifique esse post

1 visualização

Comments


bottom of page