top of page
  • Foto do escritorKcal da Science Play

Vitamina B12 na Alimentação para Vegetarianos

A vitamina B12 é essencial para o bom funcionamento do nosso organismo, sendo necessária para a formação de células vermelhas do sangue, manutenção do sistema nervoso central e produção de DNA. É uma vitamina importante para todos, mas especialmente para os vegetarianos, que podem ter dificuldade em obter quantidades adequadas dessa vitamina em sua dieta. Neste artigo, vamos explorar as principais fontes de vitamina B12 para vegetarianos.



Table of ContentsToggle

O que é a vitamina B12 e por que é importante?

A vitamina B12 é uma vitamina solúvel em água que é essencial para a formação de células vermelhas do sangue, manutenção do sistema nervoso central e produção de DNA. Ela é encontrada principalmente em produtos animais, como carnes, aves, peixes e laticínios. No entanto, os vegetarianos, especialmente os veganos, que não consomem nenhum produto animal, podem ter dificuldade em obter quantidades adequadas dessa vitamina em sua dieta e sua deficiência pode levar a anemia, danos neurológicos e outros problemas de saúde.

Sendo assim, os suplementos de vitamina B12 parecem ser a maneira mais fácil e eficaz de garantir que você está obtendo quantidades adequadas dessa vitamina em sua dieta, frequentemente encontrada em suplementos multivitamínicos, mas também pode ser comprada como um suplemento individual.

Entretanto, o leite de soja é uma alternativa popular ao leite de vaca para os vegetarianos por ser frequentemente fortificado com vitamina B12.  Além de termos opções como a levedura nutricional, porém as quantidades dessa vitamina na levedura podem variar e não ser suficiente para atender às necessidades diárias de um indivíduo, o que torna necessário lançar mão de estratégias como a utilização de algumas algas, como nori e wakame ou até mesmo alguns alimentos fermentados, como tempeh, chucrute e kimchi.

Status de B12 entre vegetarianos

A deficiência pode ocorrer por alteração da absorção ou insuficiência nutricional, as quais são comuns em idosos como resultado de hipocloridria secundária devido ao tratamento medicamentoso ou alteração fisiológica da própria mucosa gastrointestinal. Contudo, a má absorção pode ocorrer também em casos de ressecções gástricas ou ileais, doença inflamatória intestinal ou por defeitos genéticos nas proteínas de transporte e tráfego celular. 

Neste contexto, uma revisão sistemática da literatura baseada na concentração sanguínea de cobalamina entre vegetarianos, observou que uma deficiência esteve presente variando de 0% a 86,5% entre adultos e idosos, até 45% em lactentes, de 0% a 33,3% em crianças e adolescentes, e de 17% a 39% entre mulheres grávidas. Sendo assim, o uso de suplementos ou alimentos fortificados parece prevenir deficiências, indicando que uma dieta baseada em vegetais bem planejada provou ser adequada e sustentável. No entanto, apesar do uso de alimentos fortificados, pode ocorrer deficiência por um período de cinco anos, demonstrando uma ingestão insuficiente contínua ou um possível declínio na capacidade de absorção devido ao envelhecimento. Com toda a probabilidade, mesmo quando ocorre a suplementação, é possível que não sejam alcançadas concentrações suficientes para evitar a redução do estoque corporal no fígado, sangue e rins. Sendo, portanto, p fígado o principal reservatório com capacidade em torno de 1 a 1,5 mg de cobalamina. 

Dessa forma, a vitamina B12 é essencial para a saúde do sistema nervoso, formação de células sanguíneas e metabolismo energético. Embora seja encontrada principalmente em alimentos de origem animal, os vegetarianos podem obter vitamina B12 suficiente por meio de suplementos ou alimentos fortificados. No entanto, é importante que os vegetarianos monitorem seus níveis de vitamina B12 regularmente e considerem a suplementação se necessário, para garantir uma ingestão adequada desta vitamina vital para a saúde.

Prática Clínica 

Para os vegetarianos, especialmente os veganos, pode ser desafiador obter quantidades adequadas dessa vitamina em sua dieta. No entanto, existem várias fontes de vitamina B12 disponíveis para vegetarianos, incluindo suplementos, alimentos fortificados, levedura nutricional, algas e alimentos fermentados. Por isso, é importante monitorar seus níveis de vitamina B12 e considerar a suplementação adequada se necessário. Além disso, com a orientação de um profissional de saúde e uma dieta equilibrada, é possível obter quantidades adequadas de vitamina B12 em uma dieta vegetariana.

Referências Bibliográficas 

Sugestão de estudo: Vegetarianismo e vitamina B12

Assista o vídeo na Science Play com Rodrigo Manda: Metabolismo da vitamina B12

Artigo: B12 e vegetarianos – Rizzo G, Laganà AS, Rapisarda AMC, La Ferrera GMG, Buscema M, Rossetti P, Nigro A, Muscia V, Valenti G, Sapia F, Sarpietro G, Zigarelli M, Vitale SG. Vitamin B12 among Vegetarians: Status, Assessment and Supplementation. Nutrients. 2016; 8(12):767. https://doi.org/10.3390/nu8120767

Classifique esse post

1 visualização

Comments


bottom of page