top of page

Vitamina C como tratamento da Covid-19: pode ajudar?

A vitamina C é um nutriente essencial que atua como antioxidante e desempenha um papel importante como co-fator e modulador de várias vias do sistema imunológico. Seu efeito terapêutico durante infecções tem sido motivo de debate, com resultados conflitantes em estudos de infecções respiratórias e em pacientes críticos.  Mas será que a Vitamina C como tratamento da Covid-19 pode ajudar?



Table of ContentsToggle

Vitamina C como tratamento da Covid-19

Embora a base teórica sobre o importante papel da vitamina C na regulação imunológica durante as infecções seja profunda, o efeito terapêutico do tratamento com vitamina C nas infecções e pacientes críticos ainda é controverso. A utilidade do tratamento com vitamina C em pacientes com COVID19 ainda está sob investigação em todo o mundo.

Existem vários relatos de pacientes com COVID-19 que foram tratados com vitamina C em diferentes cenários e apresentaram melhora clínica após a administração. No entanto, a maioria das publicações são observacionais, muitos deles são relatos de casos e pequenas séries de casos, impossibilitando a associação de qualquer efeito benéfico especificamente ao tratamento com vitamina C.

Esses relatórios devem ser tratados como observações clínicas, pois a causalidade não pode ser reivindicada entre a administração de vitamina C e a melhora do estado de saúde dos pacientes. No entanto, alguns dos ensaios clínicos preliminares mostraram resultados encorajadores. 

Atualmente, as evidências que suportam o uso terapêutico da vitamina C em pacientes com COVID-19 grave está ausente e nenhuma recomendação pode ser feita com base nisso. Considerando a fisiopatologia e os fundamentos teóricos, juntamente com os relatos e estudos, o papel da vitamina C no tratamento de pacientes com infecção por SARS-CoV-2 não foi validado. 

Prática clínica 

Embora algumas observações clínicas tenham relatado melhora na condição médica de pacientes com COVID-19 tratados com vitamina C, os dados disponíveis de estudos controlados são escassos e inconclusivos. Com base no embasamento teórico, o papel da vitamina C no tratamento de pacientes com infecção por SARS-CoV-2 deve ser mais investigado.

Referências bibliográficas 

Assista o vídeo na Science Play Karina Al Assal: Microbiota pós-covid

Artigo: Vitamina C e Covid-19 – Milani GP, Macchi M, Guz-Mark A. Vitamin C in the Treatment of COVID-19. Nutrients. 2021;13(4):1172. Published 2021 Apr 1. doi:10.3390/nu13041172

Classifique esse post

1 visualização

コメント


bottom of page