top of page

Vitamina D e Endometriose: Existe relação?

A endometriose é uma doença ginecológica que afeta muitas mulheres em idade reprodutiva, podendo causar dor, infertilidade e outras complicações. Embora a causa exata da endometriose ainda seja desconhecida, muitos estudos investigaram o papel da suplementação de vitamina D no tratamento dessa condição.



Table of ContentsToggle

Vitamina D e Endometriose na Literatura

De acordo com estudos recentes existem alguns resultados promissores em estudos com animais e in vitro. Três dos quatro estudos em animais incluídos na revisão mostraram regressão de implantes endometrióticos com tratamento com vitamina D. Além disso, estudos in vitro demonstraram que a vitamina D reduz a invasão e proliferação de lesões endometrióticas sem afetar a apoptose.

No entanto, quando se trata de estudos em humanos, a suplementação de vitamina D não parece ter um efeito significativo no alívio da dor da endometriose. A revisão incluiu quatro estudos em humanos, e a síntese quantitativa desses estudos mostrou que a suplementação de vitamina D não teve efeito significativo na dismenorreia e na dor pélvica não cíclica.

Além disso, apenas um estudo avaliou os efeitos da suplementação de vitamina D nos resultados reprodutivos em mulheres com endometriose submetidas a tratamento de fertilização in vitro e não encontrou diferenças significativas entre o grupo que recebeu vitamina D e o grupo placebo.

Portanto, embora a suplementação de vitamina D possa ter um efeito positivo na regressão do implante endometriótico e na redução da invasão e proliferação de lesões endometrióticas, ela não parece ter um efeito significativo no alívio da dor da endometriose ou nos resultados reprodutivos em mulheres em tratamento. de fertilização in vitro.

No entanto, dada a diversidade e heterogeneidade dos estudos disponíveis, mais pesquisas são necessárias para entender melhor o papel da suplementação de vitamina D no tratamento dessa condição clínica. Enquanto isso, é importante que as mulheres com endometriose discutam seus sintomas e opções de tratamento com seus médicos.

Prática Clínica 

Como há resultados promissores em estudos em animais e in vitro, a suplementação de vitamina D pode ser considerada como uma opção complementar ao tratamento convencional da endometriose, dependendo da avaliação individual da paciente e dos julgamentos clínicos de profissionais. É importante que as mulheres com endometriose discutam suas opções de tratamentos, incluindo o uso de suplementos de vitamina D. 

Referências Bibliográficas 

Assista o vídeo na Science Play com Carolina Meireles: Endometriose: O desafio do século XXI na medicina integrativa Artigo: Vitamina D e endometriose– Kalaitzopoulos DR, Samartzis N, Daniilidis A, et al. Effects of vitamin D supplementation in endometriosis: a systematic review. Reprod Biol Endocrinol. 2022;20(1):176. Published 2022 Dec 28. doi:10.1186/s12958-022-01051-9

Classifique esse post

4 visualizações

Comments


bottom of page