top of page
  • Foto do escritorKcal da Science Play

Vitamina D: Qual sua importância e como obter?

A vitamina D é um nutriente essencial para a saúde do nosso organismo, por estar associada a diversas funções que vão desde o fortalecimento dos ossos até a regulação do sistema imunológico. 

Dentre suas funções está o fortalecimento ósseo por regular a absorção de cálcio e fósforo, minerais importantes para a formação e manutenção dos ossos, regulação do sistema imunológico, auxiliando na prevenção de doenças autoimunes e infecções, bem como melhora da saúde mental, visto que possui um papel importante na regulação do humor e prevenção de doenças como a depressão.



Table of ContentsToggle

Fontes de Vitamina D

A vitamina D pode ser obtida através da exposição solar, da alimentação e de suplementos. As principais fontes são exposição solar, já que a nossa pele é capaz de sintetizá-la a partir da luz solar. Por isso, recomenda-se uma exposição diária de pelo menos 15 minutos ao sol, preferencialmente pela manhã ou no final da tarde. 

Além disso, temos alimentos ricos como peixes gordurosos (salmão, sardinha, atum), leite e derivados, ovos e cogumelos e suplementos que podem ser recomendados em casos de deficiência.

Dessa forma, esta é um nutriente essencial para a saúde do nosso organismo e sua deficiência pode estar associada a diversas doenças. Sendo assim, é importante manter uma exposição solar adequada e incluir alimentos ricos em vitamina D na dieta para garantir uma ingestão adequada do nutriente. Sendo que, em casos de deficiência, o uso de suplementos deve ser recomendado por um profissional de saúde.

Prática Clínica

A avaliação dos níveis de vitamina D em pacientes com risco de deficiência é fundamental para prevenir e tratar doenças relacionadas. No entanto, é importante ter cuidado com a suplementação indiscriminada, e recomendar a ingestão de suplementos apenas em casos de deficiência diagnosticada. Além disso, é fundamental que os pacientes sejam orientados sobre a importância da exposição solar segura e de uma dieta equilibrada para garantir a ingestão adequada, visto que uma ingestão adequada em torno de 15 μg/dia como é estabelecido pela Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos é difícil de conseguir apenas através da alimentação.

Referências Bibliográficas

Assista o vídeo na Science Play com: Vitamina D muito além de uma vitamina

Artigo: Vitamina D – Benedik E. Sources of vitamin D for humans. Int J Vitam Nutr Res. 2022;92(2):118-125. doi:10.1024/0300-9831/a000733

Classifique esse post

2 visualizações

Comments


bottom of page