top of page

Whey Protein Para Idosos: Uma boa Recomendação?

O consumo de whey protein é tradicional feito por pacientes que buscam hipertrofia muscular. Nesse sentido, o uso deste suplemento é amplamente difundido entre os praticantes de atividade física e atleta profissional. Mas, será que, o whey protein para isso também é uma boa recomendação nutricional? Descubra a seguir. 



Table of ContentsToggle

Ações Biológicas do Whey Protein

As proteínas que compõem o whey protein desempenham atividades bioativas, estimulando a imunomodulação, mecanismo que contribui para redução dos processos inflamatórios. No mais, o consumo de whey, está relacionado à modulação de vias da NF-κB e MAPK, cuja hipótese é que a suplementação com a proteína do soro do leite atue a ativação dessas vias e mitigando os processos inflamatórios que estão associados também ao ´processo de envelhecimento. . 

Quanto oferecer de Whey Protein?

Nesse sentido, doses mais altas como 35g por dia podem ser necessárias para atender as necessidades nutricionais dos idosos. Além disso, adequar a quantidade proteica total da dieta é indispensável para evitar que o processo de perda muscular exacerba e consequentemente o desenvolvimento da sarcopenia. 

Alimentação, Exercício Físico e Funcionalidade em Idosos

No mais, para os casos viáveis, a prática rotineira de atividade física, com o acompanhamento profissional, se mostra de extrema relevância, a fim de garantir a funcionalidade do sistema músculo esquelético, da coordenação motora e também a manutenção da autonomia entre os pacientes com idade mais avançada. Dessa forma, o acompanhamento multiplicar entre nutricionistas e educadores físicos é fundamental para promover a longevidade saudável nos pacientes. 

Prática Clínica

Portanto, o whey protein é uma excelente recomendação nutricional para os pacientes idosos visto que auxilia no processo do envelhecimento saudável e na redução da inflamação. Além disso, a suplementação com whey auxilia o paciente a alcançar as recomendações proteicas totais, tendo em vista a dificuldade que estes pacientes apresentam em se alienar por conta da redução do paladar e do apetite. Assim, você pode reutilizar em sua prática clínica essa estratégia de sumep em ação para seus pacientes..  

Referências Bibliográficas

Assista  na plataforma Science Play Fast Tracks – Nutrição Esportiva Suplementação de Creatina em Treinamento de Força com Idosos

Artigo:Effects of Whey Protein Supplementation on Inflammatory Marker Concentrations in Older Adults Adler S, Olsen W, Rackerby B, Spencer R, Dallas DC. Effects of Whey Protein Supplementation on Inflammatory Marker Concentrations in Older Adults. Nutrients. 2023; 15(18):4081. https://doi.org/10.3390/nu15184081

Classifique esse post

10 visualizações

留言


bottom of page