top of page

3 receitas da ayurveda para usar no seu dia

Ayurveda diz que tudo no universo é composto por cinco elementos básicos. E eles são Prithvi (Terra), Agni (fogo), Jala (água), Vayu (ar), e Akasha (atmosfera). O nosso corpo, bem como a comida que consumimos, é constituído por estes elementos. Se qualquer um destes elementos sair da normalidade, então conduz ao desequilíbrio, de modo a que receitas da ayurveda podem ser interessantes.

Portanto, é importante manter o equilíbrio destes elementos para equilibrar o nosso universo, bem como o nosso corpo. Diz-se que o estômago está dividido em três partes em nome da ingestão de alimentos. A primeira parte deve ser preenchida com sólido (Prithvi), a segunda deve ser preenchida com água (Jala Mahabootha), e a terceira parte deve ser deixada livre (Akasha); isto ajuda a digestão.

A dieta desempenha um papel importante na prevenção de doenças e na manutenção de uma fisiologia corporal normal. Ayurveda explica que a preparação e utilização de diferentes bebidas podem atuar simultaneamente como nutrição e medicina. As receitas são baseadas na culinária indiana, bem conhecida pelas diferentes especiarias, com uma variedade de ingredientes e métodos de cozinha simples.



Table of ContentsToggle

Ingredientes e benefícios das receitas da ayurveda

Bebida preparada a partir de mangas maduras (Apakva Amraphala Panaka) 

Sumo de manga totalmente maduro misturado com cardamomo, cravo-da-índia, gengibre molhado, e açafrão. Isto é um aperitivo que ajuda a fortalecer o corpo. O sumo de manga maduro é um tônico restaurador e é utilizado para a insolação.

Bebida à base de limão (Nimbu Phala Panakam) 

Este foi preparado com uma parte de sumo de limão, misturado com pimenta preta e cravo-da-índia. Atua como um bom aperitivo. O limão é rico em vitamina C, que tem atividades anti-inflamatórias, antimicrobianas, anticancerígenas, e anti parasitárias.

Bebida à base de laranja (Narangi Phala Panka) 

O sumo de laranja madura misturado com gengibre e cânfora em pó para aumentar o apetite e eliminar toxinas do corpo, manter a hidratação, e remover a obstipação. 

Prática Clínica

Ayurveda explica que a preparação e utilização de diferentes bebidas ajudam a nutrir o corpo e prevenir doenças a longo prazo. Essas bebidas são uma forma prática e simples de fornecer um concentrado de antioxidantes e compostos que vão contribuir para a sua saúde, como: melhora do apetite, eliminar toxinas, atividade anti-inflamatórias, antimicrobianas, anti-cancerígenas, melhora do sistema digestivo, entre outros. Podendo ser usado em diferentes momentos do dia e em diferentes formas, como: sucos, shots, chás… 

Referências bibliográficas 

Assista o vídeo na Science Play com Laura Pires: A nutrição sob o olhar da Ayurveda

Artigo: Hima RK, Mohanan A, S. D, Sankar RKJ. Review of Ayurvedic Health Drinks and Liquid Nutrition Explained in Kshemakutuhala. Biology and Life Sciences Forum. 2022; 18(1):66. https://doi.org/10.3390/Foods2022-12997

Classifique esse post

3 visualizações

Comentarios


bottom of page