top of page
  • Foto do escritorKcal da Science Play

4 pilares para o emagrecimento na menopausa

Você sabia que a prevalência de sobrepeso e obesidade aumenta com a idade? E por isso, o emagrecimento deve ser realizado de forma segura, a fim de preservar a massa muscular e evitar o surgimento de sarcopenia, principalmente nas mulheres, que sofrem de mais alterações hormonais como na menopausa. 


A perda de peso intencional e bem planejada é necessária para melhorar a função física e saúde metabólica dessa população. Sendo assim, aqui você vai descobrir estratégias cruciais que você deve levar em consideração para o emagrecimento saudável de mulheres na menopausa.



Table of Contents


Plano Alimentar Personalizado


A criação de planos alimentares individuais com base nas preferências e aversões de cada mulher, bem como a possibilidade de alterar os planos alimentares conforme solicitado durante a intervenção, garante a manutenção da adesão e motivação, o que permite a perda de peso corporal. 


Interação Entre o Profissional e o Paciente  


Outro fator que possibilitou o sucesso no estudo foi a estreita interação entre nutricionistas e participantes. Desejos, preocupações e problemas foram discutidos ao longo do tratamento por meio de feedbacks, estabelecendo uma relação baseada na confiança e respeito mútuo.


Grupo de Emagrecimento


Unir pessoas com o mesmo objetivo, ajuda a reforçar a motivação e promove o apoio e a troca de experiências entre os participantes. Uma metanálise revelou que, após 12 meses, os participantes que participaram de sessões de grupo perderam 1,4 kg a mais do que aqueles que participaram de sessões de aconselhamento individual, o que destaca a importância das sessões de treinamento em grupo. 


Cuidado com o Excesso de Restrição Calórica


O estudo encontrou que a perda rápida de peso é particularmente prejudicial à massa magra. Portanto, deve ser informado aos pacientes que perder peso muito rapidamente pode resultar em uma alta perda de massa muscular, especialmente em mulheres mais velhas que têm um risco aumentado para isso. 


Prática Clínica


Em conclusão, o estudo indicou que um acompanhamento personalizado combinado com sessões de grupo foi uma estratégia de perda de peso eficaz em mulheres pós-menopáusicas com excesso de peso. No entanto, a redução lenta de peso e a restrição moderada de energia é necessária para minimizar a perda de massa muscular.


Continue Estudando...





Referências Bibliográficas 


Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page