top of page
  • Foto do escritorKcal da Science Play

A spirulina tira o sono? 

A Spirulina (Arthrospira platensis) é uma cianobactéria microscópica e filamentosa. É uma microalga  espiral verde-azulada, comestível e amplamente consumida como alimento ou suplemento nutricional. É uma boa fonte de nutrientes essenciais, especialmente aminoácidos, fitoquímicos (carotenóides e ficocianinas), vitaminas (vitamina B12 e vitamina A), ácidos graxos essenciais, minerais (cálcio e ferro) e fibras. Ela não é um suplemento estimulante, portanto, não compromete a indução do sono. Além disso, alguns estudos associam o seu uso com a melhora da qualidade do sono. Assim, descubra se de fato a spirulina tira o sono.



Table of ContentsToggle

Spirulina tira o sono?

A Spirulina contém muitos ingredientes bioativos funcionais com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, incluindo fitoquímicos fenólicos. A administração de Spirulina tem sido colocada como uma terapia complementar para o manejo de diversas doenças, devido às suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, anti-hipertensivas, preventivas de câncer, antivirais e antibacterianas. 

A spirulina não possui propriedades estimulantes, sendo as atividades antioxidantes e anti-inflamatórias as principais responsáveis por seus efeitos benéficos. Bem como uma boa oferta de nutrientes importantes. Sendo assim, é possível afirmar que o uso da spirulina não possui nenhum impacto na piora do sono, podendo em contrapartida poder auxiliar. 

Estudos contemporâneos indicam que a spirulina é uma boa fonte de triptofano, que pode levar de forma viável a melhorias na saúde mental dos pacientes. Podendo reduzir a ansiedade e o estresse. Devido à presença de triptofano, uma molécula precursora de melatonina, hormônio que induz o sono, estudos investigam a associação dessa microalga com melhorias no sono. Estudos mostram que a  suplementação de spirulina pode reduzir  os distúrbios do sono, embora não provoque alterações no escore de qualidade do sono. Além disso, foi observado redução do estresse e aumento na qualidade de vida. 

Referências bibliográficas 

Assista o vídeo na Science Play com Pedro Perim: Influência do sono no rendimento físico

Artigo: Spirulina – Sajjad Moradi;Mehdi Zobeiri;Awat Feizi;Cain C. T. Clark;Mohammad Hassan Entezari; (2021). The effects of spirulina ( Arthrospira platensis) supplementation on anthropometric indices, blood pressure, sleep quality, mental health, fatigue status and quality of life in patients with ulcerative colitis: A randomised, double‐blinded, placebo‐controlled trial . International Journal of Clinical Practice, (), –. doi:10.1111/ijcp.14472 

Classifique esse post

2 visualizações

Comments


bottom of page