top of page
  • Foto do escritorKcal da Science Play

Antioxidantes



Table of ContentsToggle

O que são?

Os antioxidantes são moléculas que possuem a capacidade de impedir a oxidação de outras moléculas. Na reação química de oxidação ocorre transferência de elétrons e estas reações podem produzir radicais livres, que em excesso prejudicam o metabolismo celular. 

Para que serve os antioxidantes?

Sua função é proteger a célula e suas estruturas contra a ação dos radicais livres que atacam por exemplo a membrana celular e os componentes genéticos causando danos.

Como funciona os antioxidantes?

Algumas doenças podem ser desencadeadas pela superprodução de espécies reativas de oxigênio, como câncer, catarata, problemas cardíacos, dentre outros. Essas espécies reativas de oxigênio e de nitrogênio atacam  proteínas, ácidos graxos poli-insaturados e o DNA. Dessa forma, os antioxidantes atuam controlando e/ou eliminando tais processos de degradação.

Quando precisa suplementar?

Alguns nutrientes possuem alta capacidade antioxidante como é o caso da vitamina C (ácido ascórbico), vitamina E (tocoferol), cobre, manganês e também o zinco. Além destes, estudos mostram os efeitos antioxidantes da suplementação do ácido alfa lipóico (ALA), coenzima Q10, alguns compostos fenólicos, os carotenóides, a glutationa e astaxantina que podem ser utilizados em diversas desordens metabólicas e situações de inflamação. 

Referência

Artigo Modulação antioxidante e antiinflamatória:  Galle, F. A., Martella, D., & Bresciani, G. (2018). Modulación antioxidante y antiinflamatoria del ejercicio físico durante el envejecimiento [Antioxidant and anti-inflammatory modulation of exercise during aging]. Revista espanola de geriatria y gerontologia, 53(5), 279–284. https://doi.org/10.1016/j.regg.2018.03.003

Classifique esse post

4 visualizações

Comments


bottom of page