top of page
  • Foto do escritorKcal da Science Play

Ashwagandha: Um auxílio para ansiedade e estresse?

A suplementação com Ashwagandha  (Withania somnifera) tem sido bastante estudada pela comunidade científica por apresentar efeitos sobre a função cognitiva, estresse e humor. Assim, dentro das suas aplicabilidades, a ashwagandha é um auxílio eficaz na redução da ansiedade e do estresse? Descubra a seguir. 



Table of Contents


Ashwagandha: De onde vem?


De início, o extrato de Ashwagandha é obtido através de uma planta, cujas características são semelhantes à madeira, muito presente em regiões do mediterrâneo, no Cabo da Boa Esperança, Afeganistão, Himalaia e Baluquistão. Nesse prisma, o seu uso  não se data dos tempos atuais, não sendo exatamente novidade, já sendo utilizada na medicina ayurvédica a mais de 3000 anos ac. Nesse sentido, registros históricos descrevem esta planta como uma “erva rejuvenescedora”, capaz de melhorar as funções endócrinas, imunológicas, reprodutivas e mentais. 


Benefícios da Ashwagandha


Associado a isso, os benefícios do uso desse extrato, está relacionado também a melhora do desempenho físico, da cognição e do estresse. Nesse contexto, a Ashwagandha atua como um mimético do ácido gama-aminobutírico (GABA), sendo os seus metabolitos, agonistas dos receptores nicotínicos α-7,  bastante utilizados atualmente como um potente adaptógeno. No mais, seus principais ativos são as lactonas e saponinas cuja concentração depende do local de extração da planta (raízes ou folhas). 


Prática Clínica


Além disso, alguns estudos apontam que a suplementação de 400 mg do extrato padronizado das raízes e das folhas, promove melhora no quesito estresse em adultos saudáveis, além de influenciar na melhora do desempenho cognitivo. A suplementação pode ser feita com dosagens que variam inicialmente de 600 a 1000 mg por cerca de 8 semanas. 


No mais, outro protocolo de suplementação se dá em 500 a 600 mg de por 12 semanas, ou 1000 mg por 14 dias para efeitos agudos. Logo, considerar a individualidade do paciente e as suas necessidades  reais é fundamental na prescrição da ashwagandha. Assim, no contexto da prática clínica a ashwagandha é mostra se como um potente auxílio no manejo da ansiedade e do estresse.


Continue Estudando...





Referências Bibliográficas


Xing D, Yoo C, Gonzalez D, et al. Effects of Acute Ashwagandha Ingestion on Cognitive Function. Int J Environ Res Public Health. 2022;19(19):11852. Published 2022 Sep 20. doi:10.3390/ijerph191911852

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page