top of page

Beta-Alanina e o Efeito da Coceira: Por que?

A β-alanina (BA) é um aminoácido não essencial sintetizado no fígado. Também é encontrado naturalmente em produtos de origem animal, como carne de porco, frango ou carne vermelha. O efeito ergogênico da beta-alanina tem sido atribuído à sua capacidade de aumentar a síntese de carnosina e consequentemente acarretando em um maior equilíbrio ácido-base intramuscular durante o exercício, melhorando o desempenho dos atletas em esportes com curta duração e alta intensidade. Entretanto, um efeito colateral foi relatado naqueles que utilizaram altas doses de beta alanina, a parestesia (o efeito da coceira).



Table of ContentsToggle

Relação entre Parestesia e Beta-Alanina

A parestesia é uma sensação de formigamento que normalmente ocorre no rosto, pescoço e dorso das mãos. Supõe-se, que a beta alanina ative um gene chamado MrgD, esse gene é expresso no gânglio da raiz dorsal, terminando na pele.  Quando ativado, o MrgD aumenta a excitabilidade neuronal dos neurônios sensoriais, acarretando na coceira. Sendo assim, é provável que o MrgD resulte em um formigamento na pele. 

O efeito da coceira, induzido pela beta- alanina, ocorre nos indivíduos que consomem mais 800 mg (0,8 g) e essa sensação pode ser agravada, à medida que a dosagem aumenta. Todavia, a parestesia geralmente desaparece dentro de 60 a 90 minutos após a suplementação.

Prática Clínica

A suplementação de beta alanina pode induzir parestesia, caso as dosagens sejam altas. Com isso, doses com 2 gramas (ou menos, sendo variável conforme a dosagem diária) com um fracionamento adequado, se demonstrou uma estratégia ótima para atenuar o efeito da coceira/parestesia, além de capacitar o músculo esquelético de carregar a carnosina de forma eficiente e diminuindo as taxas de excreção da mesma.

Referências Bibliográficas

TREXLER, Eric T.; SMITH-RYAN, Abbie E.; STOUT, Jeffrey R.; HOFFMAN, Jay R.; WILBORN, Colin D.; SALE, Craig; KREIDER, Richard B.; JÄGER, Ralf; EARNEST, Conrad P.; BANNOCK, Laurent. International society of sports nutrition position stand: beta-alanine. Journal Of The International Society Of Sports Nutrition, [S.L.], v. 12, n. 1, 20 out. 2015. 

Classifique esse post

17 visualizações

Comments


bottom of page