top of page
  • Foto do escritorKcal da Science Play

Bicarbonato de Sódio



Table of ContentsToggle

O que é?

O bicarbonato de sódio tem sido usado como um recurso ergogênico em eventos que dependem da geração de energia via glicólise anaeróbica em exercícios de duração entre 1-7 minutos, como natação, corrida e remo. É interessante o seu uso nesses exercícios pois eles seriam limitados por distúrbios no equilíbrio ácido-base por conta da liberação de íons hidrogênio que a glicólise anaeróbia proporciona.

Para que serve o bicarbonato de sódio?

Seu principal efeito envolve melhorar a performance através da sua capacidade de tamponamento extracelular. Quando administrado em uma dose aguda no período de pré-treino, aumenta a capacidade de tamponamento, especialmente em exercícios de alta-intensidade e nos “sprints”.

Quando suplementar bicarbonato de sódio?

Atletas que praticam os esportes citados no primeiro tópico e esportes de alta-intensidade no geral podem se beneficiar da suplementação de bicarbonato de sódio, por ser uma opção que combate o excesso de íons H + no músculo e causa a fadiga. Entretanto, uma desvantagem da suplementação é a possibilidade de sintomas gastrointestinais, como diarreia, náuseas, dor de estômago e vômitos. 

Como fazer a suplementação?

A dose recomendada pelos autores do artigo é de 0.3g/kg de peso corporal, que mostrou uma interessante dose-resposta, e deve ser administrada 120-150 minutos antes do começo do exercício. É interessante que o suplemento seja ingerido juntamente com uma refeição rica em carboidratos simples, para melhorar a possível alcalose sanguínea e reduzir a ocorrência de sintomas gastrointestinais.

Referências

Artigo: CARR, Amelia J. et al. Effect of sodium bicarbonate on [HCO3−], pH, and gastrointestinal symptoms. International journal of sport nutrition and exercise metabolism, v. 21, n. 3, p. 189-194, 2011.

Classifique esse post

6 visualizações

Comments


bottom of page