top of page
  • Foto do escritorKcal da Science Play

Cafeína Causa Diurese?

Tem sido teorizado que a cafeína poderia gerar maior diurese por conta dela inibir as fosfodiesterases no túbulo proximal dos rins, induzindo um efeito diurético.

O efeito antagônico da cafeína em relação aos receptores de adenosina pode estar relacionado a uma maior natriurese. Além disso, foi postulado que a cafeína inibe a reabsorção de sódio nos túbulos distais e proximais, aumentando a excreção hídrica. Contudo, os mecanismos teorizados não são sólidos para evidenciar os efeitos da cafeína na diurese.


Table of Contents


Cafeína na Literatura Científica


Tendo isso em vista, uma meta análise intitulada como “Caffeine and diuresis during rest and exercise: A meta-analysis”, teve o objetivo de quantificar a diurese induzida pela cafeína em adultos durante o exercício e no repouso. Sendo que 16 estudos foram incluídos na meta análise. Foram incluídos adultos saudáveis, independentemente do seu nível de condicionamento físico; a dosagem mediana de cafeína nos estudos foi de 300 mg; as fontes de cafeína incluídas foram: chá e cafeína em cápsula ou bebidas cafeinadas.


Além disso, o método usado para estimar a diurese foi a partir do volume urinário dos participantes da condição cafeína e não a substância em si. Ou seja, a metanálise demonstrou que o efeito da cafeína no fluxo urinário foi pequena. Além do mais, tanto a dosagem quanto a duração da intervenção não influenciaram na taxa de diurese.


Prática Clínica 


Os resultados da metanálise sugerem que as preocupações com a perda de fluido e potenciais efeitos adversos no equilíbrio dos fluídos associados à ingestão de cafeína não tem fundamento. 


No entanto, o artigo traz alguns achados interessantes, um deles é em relação ao efeito diurético ser maior em mulheres do que homens nessas condições, a hipótese para explicar esse efeito é por conta da taxa de metabolismo da cafeína nas mulheres ser menor em comparação com os homens.


Outro dado mostrado pelo artigo, é que na condição do exercício a diurese foi menor em comparação ao período de descanso, é provável que o exercício exerça um efeito antidiurético via ativação simpatoadrenal. Contudo, são necessários mais estudos controlados para a compreensão dos efeitos da substância na diurese e qual o seu impacto na prática esportiva.


Continue Estudando...




Referências Bibliográficas


Referência: ZHANG, Yang; COCA, Aitor; CASA, Douglas J.; ANTONIO, Jose; GREEN, James M.; BISHOP, Phillip A.. Caffeine and diuresis during rest and exercise: a meta-analysis. Journal Of Science And Medicine In Sport, v. 18, n. 5, p. 569-574, set. 2015.

 

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page