top of page
  • Foto do escritorKcal da Science Play

Como a Aveia atua na Modulação Intestinal: Benefícios e dicas

A aveia é considerada um alimento funcional, por promover inúmeros benefícios, principalmente os que estão relacionados  à microbiota intestinal. Nesse sentido, veja aqui, como este alimento atua na modulação intestinal e qual a melhor maneira de  utilizá-lo na prática clínica. 



Table of ContentsToggle

O papel da Microbiota

Primeiramente, vale ressaltar que a microbiota é composta por milhares de microorganismos que colonizam o intestino e possuem dentre outras funções, a fermentação das fibras dietéticas. Além disso, uma microbiota saudável atua na prevenção de centenas de doenças, a exemplo o desenvolvimento do câncer de cólon, doenças cutâneas e até cardíacas. 

Desse modo, o perfil dietético influencia diretamente a saúde da microbiota, sendo necessário, ajustar o padrão alimentar para que o corpo funcione adequadamente. Logo, o consumo da aveia, é primordial por seu potencial prebiótico, sendo considerada um alimento funcional.

Modulação Intestinal vs. Aveia

Nesse sentido, a aveia possui em sua composição, a betaglucana, um tipo de fibra solúvel que contribui para a regulação da função intestinal. Além disso, possui também, fibras insolúveis como a lignina e a celulose, lipídeos e compostos fenólicos, como as avenacolisadas, avenacinas e avenantramidas. 

Assim, a partir da combinação dos efeitos hipoglicemiantes promovidos pelas betaglucanas, associados à produção da microbiota  de acetato, butirato e propionato (AGCC), fazem da aveia um dos melhores alimentos no quesito da modulação da saúde intestinal. 

Recomendações para Consumo de Aveia

No mais, as recomendações específicas para o consumo diário de aveia ainda são escassas. No entanto, deve-se seguir as recomendações de ingestão total de fibras que variam entre 14 gramas  a cada 1000 calorias, ou 25g para mulheres e 38 gramas para homens adultos. 

Prática Clínica

Dessa forma, a aveia atua de diversas maneiras na modulação intestinal, contribuindo para melhora do perfil das acrobatas. Além disso, a aveia auxilia na regulação do trânsito intestinal, na produção de ácidos graxos de cadeia curta e na melhora das conexões do eixo intestino-cérebro. Portanto, incluir a aceita nos seus diversos horários: farelo, flocos e farinha ́ por uma estratégia nutricional poderosa para a modulação intestinal do seu paciente. 

Referências Bibliográficas

Assista  na plataforma Science Play a Live Expert Geovana Leite – Uso de Probióticos e Modulação Intestinal da Microbiota ao Emagrecimento

Fabiano GA, Shinn LM, Antunes AEC. Relationship between Oat Consumption, Gut Microbiota Modulation, and Short-Chain Fatty Acid Synthesis: An Integrative Review. Nutrients. 2023; 15(16):3534. https://doi.org/10.3390/nu15163534

Classifique esse post

6 visualizações

Comentários


bottom of page