top of page

Como melhorar os sintomas gastrointestinais em atleta de elite?

O número de atleta de elite que almejam aumentar a performance é crescente dentro do consultório. Nesse contexto, principalmente para os corredores de elite, a demanda energética é demasiadamente elevada, o que implica em alto consumo de carboidratos e frequentemente o acometimento de sintomas gastrointestinais indesejáveis. Dessa maneira, veja como melhorar e tais sintomas nos atletas  de elite. 



Table of ContentsToggle

Manejo Nutricional de Desconfortos em Atletas de Elite

Inicialmente, os sintomas gastrointestinais associados ao exercício estão ligados a vias fisiológicas, mecânicas, psicológicas e nutricionais. O manejo nutricional, especialmente para atletas de elite, representa um desafio significativo para os nutricionistas esportivos. Nesse contexto, aprimorar a performance atlética por meio de recursos nutricionais é uma tarefa complexa que requer sólida preparação esportiva e amplo conhecimento teórico e prático.

Treinamento do Intestino em Atletas de Elite

Dessa forma, uma das primeiras estratégias para melhor os sintomas gastrointestinais em atletas, é a preparação prévia. Ou seja, testar as estratégias sempre antes de competições é fundamental para que se evite intercorrências  no momento das competições.

Além disso, o conceito de treinar o intestino vem sendo aplicado no contexto esportivo, que consiste em aumentar gradativamente a oferta de carboidrato do atleta para que ele consiga potencializar sua capacidade esportiva. Assim, a periodização nutricional associada à periodização dos treinos é fundamental para mitigar possíveis sintomas como cólicas abdominais e diarreia.

Prática Clínica

Portanto, de maneira prática, as estratégias nutricionais para atletas de elite no período pré corrida envolve a restrição de alimentos ricos em gordura, proteínas e fibras para evitar o desconforto gastro intestinal. Além disso, treinar o intestino do atleta à medida que as fases de treinamento físico vão ocorrendo e também, alternar os tipos de carboidrato ofertados para que a absorção intestinal seja mais eficiente, mobilizando os transportadoras intestinais.  

Referências Bibliográficas

Assista na plataforma Science Play Fast Tracks – Nutrição Esportiva Fisiopatologia do Leaky Gut no Atleta de EnduranceArtigo Exploring the Nutrition Strategies Employed by Ultra-Endurance Athletes to Alleviate Exercise-Induced Gastrointestinal Symptoms—A Systematic Review Ryan T, Daly E, Ryan L. Exploring the Nutrition Strategies Employed by Ultra-Endurance Athletes to Alleviate Exercise-Induced Gastrointestinal Symptoms—A Systematic Review. Nutrients. 2023; 15(20):4330. https://doi.org/10.3390/nu15204330

Classifique esse post

6 visualizações

Comments


bottom of page