top of page

Como promover controle emocional entre os atletas?

Não são apenas as estratégias nutricionais, a regulação do sono e a suplementação adequada que desempenham um papel crucial na busca pelo desempenho máximo no esporte. Além desses aspectos, fomentar o controle emocional entre os atletas é um fator fundamental para que eles mantenham um alto nível de rendimento. Entretanto, na prática, como podemos promover o desenvolvimento da inteligência emocional entre os atletas? Veja a seguir.



Table of ContentsToggle

Controle Emocional no Esporte

De início, a capacidade própria de controlar os sentimentos e as emoções, é o conceito base de inteligência emocional. Nesse contexto esportivo, a constante pressão por bons resultados pode desencadear desequilíbrios na saúde mental do atleta, levando-o a crises de ansiedade e, em casos extremos, depressão. Logo, os profissionais envolvidos no contexto da preparação atlética, como médicos, educadores físicos e também nutricionistas, necessitam do conhecimento técnico acerca das ferramentas comportamentais a serem utilizadas com os atletas.  

Promoção do Controle Emocional

Dessa forma, promover a autoconsciência e a autorregulação, utilizando ferramentas de automotivação, são práticas que podem ser incorporadas na prática clínica ao lidar com atletas. No mais, o ambiente competitivo se mostra uma área de grande estresse em que os sentimentos negativos dos atletas acabam sendo descontados na comida, o que pode levar a um comer transtornado e gerar níveis de compulsão alimentar. Logo, agregar as ferramentas de mindful eating, nesses casos pode ser uma estratégia assistida. 

Prática Clínica

Portanto, de maneira prática, promover a energia emocional entre os atletas não é uma tarefa fácil e deve ser trabalhada em conjunto. Assim, o trabalho multidisciplinar, que envolve médicos, terapeutas, educadores físicos e nutricionistas, é fundamental para que o atleta consiga ter um alto rendimento. Dessa forma, trabalhar ferramentas de autoconhecimento, de autoestima e de gerenciamento das emoções é fundamental para que a inteligência emocional destes seja estimulada. 

Referências Bibliográficas

Assista na plataforma Science Play: Fast Tracks – Nutrição Esportiva Aplicações da Medicina Chinesa em Atletas 

Artigo: UBAGO-JIMÉNEZ, José Luis; GONZÁLEZ-VALERO, Gabriel; PUERTAS-MOLERO, Pilar; GARCÍA-MARTÍNEZ, Inmaculada. Development of Emotional Intelligence through Physical Activity and Sport Practice. A Systematic Review. A Systematic Review. Behavioral Sciences, [S.L.], v. 9, n. 4, p. 44, 24 abr. 2019. MDPI AG. http://dx.doi.org/10.3390/bs9040044.

Classifique esse post

4 visualizações

Kommentare


bottom of page