top of page

Comportamento Alimentar



Table of ContentsToggle

O que é?

O comportamento alimentar refere-se a todas as ações que envolvem o quesito alimentação, desde a escolha até ingestão, além de também envolver tudo aquilo que se relaciona-se ao ato de comer para além do aspecto fisiológico. 

Para que serve?

Este serve para definir as escolhas alimentares que o indivíduo faz e também entender o que envolve além do ato mecânico de comer, ou seja, o porquê e como o indivíduo se alimenta.

Como funciona o comportamento alimentar?

Desde os momentos que precedem a ingestão de um alimento e até mesmo depois, os comportamentos são determinantes nos hábitos alimentares. Sendo assim, este é constantemente modificado ao longo da vida e sob inúmeras influências como fome, o apetite, ambiente em que o indivíduo está inserido e suas tradições. 

Quais fatores influenciam o comportamento alimentar?

O comportamento envolve fatores biológicos, ambientais e sociais, dessa forma a visão reducionista apenas do corpo e do ato de comer como um mecanismo mecânico  ficou ultrapassada, apresentando a necessidade da integração multiprofissional para auxiliar as pessoas que sofrem de distúrbios que estão correlacionados com o comer. Por isso que com o passar dos anos esta tornou-se uma grande área de estudo e pesquisa dentro da nutrição, fazendo surgir a “nutrição comportamental” que estuda todas as complexidades da relação indivíduo/comida.

Referência

Dantas, R. R., & Silva, G. A. P. D. (2019). THE ROLE OF THE OBESOGENIC ENVIRONMENT AND PARENTAL LIFESTYLES IN INFANT FEEDING BEHAVIOR. Revista paulista de pediatria : órgão oficial da Sociedade de Pediatria de Sao Paulo, 37(3), 363–371.

Classifique esse post

2 visualizações

Comments


bottom of page