top of page
  • Foto do escritorKcal da Science Play

Corte de Peso em Lutadores

O corte de peso ou cutting é uma prática comum em muitos esportes de combate, como MMA (Artes Marciais Mistas), onde os lutadores tentam perder uma quantidade significativa de peso antes de uma luta, visando  ter o peso adequado para a categoria na qual irá competir. No entanto, o corte de peso excessivo e inadequado pode ser prejudicial à saúde dos lutadores e afetar seu desempenho. Leia abaixo para compreender melhor.



Table of ContentsToggle

Motivações para o Corte de Peso

Muitas vezes os atletas acabam por fazer a estratégia de perda de peso rígida para, após o horário da pesagem, começarem a ter uma alta ingestão calórica de líquidos e sais. Assim, os lutadores podem ter uma vantagem em relação ao seu oponente, por ganhar uma significativa quantidade de peso, obtendo uma vantagem competitiva. 

Essa reação de ganho de peso, é o que popularmente é chamado de efeito rebote. Vale ressaltar que cada tipo e se a categoria é amadora ou profissional, vai influenciar na determinação de cada requisito de peso e alguns podendo agregar o fator altura em seus critérios. 

Riscos do corte de peso inadequado

Os efeitos negativos do corte de peso em lutadores incluem:  redução do volume sanguíneo, taxa de suor, dissipação de calor, testosterona livre e concentrações de creatina no sangue. A desidratação aumenta a osmolaridade plasmática, viscosidades sanguíneas, concentrações de uréia no sangue, concentrações de cortisol no sangue, concentrações de amônia no sangue e respostas de catecolaminas. Além disso, essas alterações fisiológicas podem prejudicar as habilidades motoras, o estado de alerta, o humor, a cognição e a flexibilidade dos lutadores.

Prática Clínica

Realizar estratégias de corte gradual de peso e em períodos mais longos, em vez de tentar perder muitos quilos rapidamente, pode ser uma estratégia mais segura e com menor probabilidade de danos à saúde do atleta e em sua performance. Por isso, trabalhar com nutricionistas esportivos pode auxiliar os lutadores a planejar dietas adequadas que permitam a perda de peso de forma saudável e com profissionais aptos a prescrever uma dieta de acordo com a necessidade do atleta e com os critérios.

Se a desidratação for necessária, ela deve ser feita com supervisão e com cuidado para evitar riscos extremos. Em geral, é importante que os lutadores priorizem sua saúde e segurança ao considerar o corte de peso. As práticas seguras e a busca de orientação profissional são cruciais para garantir que o corte de peso seja feito de forma saudável e responsável.

Referências Bibliográficas

Artigo: PARK, Sungjun; ALENCAR, Michelle; SASSONE, John; MADRIGAL, Leilani; EDE, Alison. Self-reported methods of weight cutting in professional mixed-martial artists: how much are they losing and who is advising them?. Journal Of The International Society Of Sports Nutrition, [S.L.], v. 16, n. 1, 15 jan. 2019. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.1186/s12970-019-0320-9. 

Classifique esse post

1 visualização

Commenti


bottom of page