top of page
  • Foto do escritorKcal da Science Play

Desempenho



Table of ContentsToggle

O que é?

É a maneira como alguém se comporta ao executar alguma coisa, é sinônimo de atuação, representação e performance. Fala-se muito em performance esportiva/desempenho esportivo, que diz respeito a atuação do indivíduo em determinado esporte.

Para que serve o desempenho?

Um conjunto de ações são necessárias a fim de aumentar a performance, dentre eles estão o acompanhamento nutricional, psicológico, planejamento e periodização  de treinos feito por um profissional de educação física. Além disso, o  sono é fator determinante para a performance bem como fatores externos a exemplo do  clima e da  altitude. 

Como funciona o desempenho?

O desempenho diz respeito aos resultados que os indivíduos alcançam ao aplicar suas capacidades motoras, sensoriais de força, resistência, velocidade, flexibilidade e coordenação.

Quando precisa suplementar?

Para alcançar a alta performance/desempenho um conjunto de ações devem ser adotadas, dentre elas o acompanhamento nutricional. Logo, sabe-se que a suplementação de carboidratos tem direta relação com o desempenho esportivo, sendo indicada principalmente para esportes de resistência, os carboidratos no formato de bebidas e barras energéticas, além dos alimentos tradicionais ricos em carboidratos como paçoca e rapadura podem ser utilizados durante o exercício. Além dos carboidratos, o suco de beterraba mostrou-se eficaz em aumentar a performance esportiva pelo seu conteúdo de nitrato que nos organismos é convertido a óxido nítrico aumentando o tempo de exaustão ao exercício e melhorando a performance.

Referência

Artigo Ingestão de cafeína: Dall’Acqua, F., Cristina-Souza, G., Santos-Mariano, A. C., Bertuzzi, R., Rodacki, C., & Lima-Silva, A. E. (2021). Caffeine ingestion improves specific artistic swimming tasks. Brazilian journal of medical and biological research = Revista brasileira de pesquisas medicas e biologicas, 54(4), e10346. https://doi.org/10.1590/1414-431X202010346

Classifique esse post

1 visualização

Comments


bottom of page