top of page
  • Foto do escritorKcal da Science Play

Dieta



Table of ContentsToggle

O que é?

A dieta ou também conhecido como prescrição dietética foi vista por muito tempo como um regime alimentar imposto pelos médicos para pacientes enfermos nos hospitais ou para indivíduos que necessitavam emagrecer. Em uma visão geral e simplória, a dieta se refere ao controle do consumo de bebidas e alimentos com uma finalidade específica. Em nutrição, o termo dieta é definido mais adequadamente como o conjunto de alimentos ingeridos pelo indivíduo que pode ser munida de objetivos e significados específicos, como por exemplo: perda ou ganho de peso, hipertrofia ou recuperação do estado nutricional do indivíduo. 

Para que serve?

Podem ser feitas com diversas finalidades, a exemplo da restrição calórica cujo objetivo tipicamente é a redução do peso corporal. Além disso, os alimentos e os nutrientes presentes neles podem ser manejados pelo nutricionista a fim de obter um desfecho como nas dietas hipoproteicas para pacientes em tratamento convencional que apresentam doença renal, ou dietas com restrição no teor de sódio para hipertensos, dietas com modificações nas consistências para os pacientes que possuem dificuldade na deglutição e até mesmo dietas oferecidas por via enteral ou parenteral no âmbito hospitalar. 

Como funciona uma dieta?

A escolha do melhor tipo, horários, consistência e duração da dieta é feita pelo nutricionista a partir das necessidades e preferências individuais do paciente. No âmbito ambulatorial, alguns tipos de dieta são populares, como a lowcarb, cetogênica, mediterrânea e o regime de jejum intermitente.

Quando fazer dieta?

Além dos objetivos supracitados na adoção de um tipo de planejamento alimentar específico, faz-se necessário a adoção de hábitos alimentares saudáveis durante toda a vida, desde a gestação até a velhice, visto que o papel da nutrição na prevenção de doenças é de suma relevância. Logo, um estilo de vida saudável com a inclusão de uma dieta equilibrada é ponto chave na busca por saúde.

Referência

Cena, H., & Calder, P. C. (2020). Defining a Healthy Diet: Evidence for The Role of Contemporary Dietary Patterns in Health and Disease. Nutrients, 12(2), 334. https://doi.org/10.3390/nu12020334

Classifique esse post

3 visualizações

Comments


bottom of page