top of page
  • Foto do escritorKcal da Science Play

Disbiose e Efeitos da Akkermansia muciniphila

No mundo moderno, o consumo de alimentos ultraprocessados é crescente. Nesse sentido, os conservantes, aditivos químicos e emulsificantes, possuem uma capacidade deletéria a microbiota do corpo humano. Tendo isso em vista, novas pesquisas utilizando a Akkermansia muciniphila estão sendo realizadas a fim de se descobrir os benefícios do seu uso no metabolismo humano e seus efeitos na microbiota em disbiose. Leia para saber mais. 



Table of ContentsToggle

Padrão Alimentar e Disbiose

O aumento acentuado nos distúrbios metabólicos que permeiam a humanidade nas últimas décadas, tem haver com os novos hábitos alimentares. Distúrbios como a obesidade, resistência insulínica e a síndrome metabólica, são em sua maioria deflagrados a partir de hábitos de ingestão alimentar inadequados, associados ao sedentarismo. Dessa maneira, o alto consumo de alimentos industrializados que possuem componentes químicos deletérios à saúde, provocam alterações negativas na microbiota. Logo, tais alterações interferem na homeostase do corpo como um todo. 

Akkermansia muciniphila e Disbiose

Akkermansia muciniphila é uma bactéria que atua no fortalecimento da mucosa intestinal, melhorando a barreira, além de promover o aumento da produção de muco que atua protegendo o sistema gástrico. Associado a isso, tal bactéria age na indução dos estímulos para a produção de peptídeos antimicrobianos como o Reg3γ. Além disso, os efeitos mais expressivos da Akkermansia m. se dá sobre a obesidade e o sobrepeso, em que ocorre redução na endotoxemia e também na inflamação dos indivíduos com sobrepeso

Prática Clínica

Assim, a Akkermansia muciniphila apresenta ótimos efeitos na microbiota humana. Nesse sentido, sua utilização na forma pasteurizada, administrada diariamente, é capaz de reduzir a inflamação e a endotoxemia metabólica. Portanto, de maneira mais prática, o uso dessa bactéria em pacientes com sobrepeso e obesidade é plausível, a fim de melhorar os parâmetros da inflamação crônica de baixo grau. A dosagem e o tempo de uso devem ser definidos por você profissional a partir das respostas individuais dos seus pacientes, como sugestão, os estudos apontam que o período de 5 semanas já é capaz de induzir boas respostas.  

Referências Bibliográficas

Artigo:  Akkermansia muciniphila neutraliza os efeitos deletérios de emulsificantes Daniel N , Gewirtz AT , Chassaing BAkkermansiauciniphila neutraliza os efeitos deletérios de emulsificantes dietéticos na microbiota e no metabolismo do hospedeiro Intestino 2023; 72: 906-917.

Classifique esse post

0 visualização

Comentários


bottom of page