top of page
  • Foto do escritorKcal da Science Play

Quais os Efeitos do Glicerol em lutadores?

O glicerol, também conhecido como glicerina, é um composto químico com a capacidade de atrair e reter água. No contexto do desempenho esportivo, utiliza-se o composto devido aos seus potenciais auxílios na hidratação.


Tabela de conteúdos:


Mecanismos fisiológicos do glicerol em lutadores

O glicerol pode ajudar na hidratação durante atividades físicas prolongadas, pois retém água no corpo. Além disso, ele contribui para a termorregulação, auxiliando na regulação da temperatura corporal durante o exercício intenso, o que é benéfico em condições de calor. Outro benefício do composto é o aumento do volume plasmático, o que melhora a circulação sanguínea e a entrega de oxigênio aos músculos.


Normalmente usa-se o glicerol em esportes de endurance, como o ciclismo, triatlo e corridas de longa duração, por gerarem uma desidratação mais pronunciada. Porém, alguns esportes de combate demandam a desidratação para atingir o peso limite, além de uma reidratação rápida. Com isso, ele pode ser uma alternativa para atingir esse objetivo.


Glicerol na Literatura

Sendo assim, um ensaio clínico intitulado como “Effects of Exercise Induced Dehydration and Glycerol Rehydration on Anaerobic Power in Male Collegiate Wrestlers”, avaliou da reidratação rápida a partir do glicerol na performance de atletas wrestling.

Foram avaliados o estado de hidratação e a potência anaeróbia. Desse modo, os resultados do estudo demonstraram que potência média anaeróbia e a  reidratação não tiveram diferenças significativas entre os grupos placebo e glicerol.


Prática Clínica

Embora, o resultado não tenha demonstrado um efeito do glicerol, o estudo apresentado tem um número de participantes pequeno, fator que diminui a veracidade do estudo. Considerando que atletas de combate realizam protocolos para bater peso e necessitam de uma rápida reidratação, o uso do glicerol pode ser uma linha de pesquisa interessante para esse tipo de público. Sendo assim, mais estudos precisam ser publicados para verificar o efeito do composto na reidratação de lutadores.


Referências

MCKENNA, Zachary J.; GILLUM, Trevor L.. Effects of Exercise Induced Dehydration and Glycerol Rehydration on Anaerobic Power in Male Collegiate Wrestlers. Journal Of Strength And Conditioning Research, [S.L.], v. 31, n. 11, p. 2965-2968, nov. 2017.

Comentarios


Los comentarios se han desactivado.
bottom of page