top of page
  • Foto do escritorKcal da Science Play

Endurance



Table of ContentsToggle

O que é?

Endurance é o termo utilizado para se referir a capacidade humana de resistir ao “sofrimento” por um período de tempo prolongado. Atualmente, o termo passou a ser utilizado para designar esportes de resistência de alta duração como acontece nas  corridas de maratona,  meia e ultra maratona, travessia, triathlon, mountain bike, por exemplo.

Para que serve o endurance?

O endurance promove adaptações metabólicas, cardiovasculares, além das modificações musculares. Tais adaptação estão diretamente relacionadas ao tipo de modalidade de vida e ao nível de treinamento do atleta. 

Como funciona o endurance?

A habilidade de suportar o “sofrimento” por um tempo alto é determinante nos esportes de endurance a realização de exercícios duram em média cerca de 4 a 6 horas, haja vista tal período, o corpo é submetido a grande estresse fisiológico, fadiga, depleção dos estoques de energias (glicogênio). Ou seja, o estado nutricional impacta diretamente a performance do atleta.  

Quando precisa suplementar?

A suplementação de cafeína, probióticos, antioxidantes, carboidratos, proteínas e gorduras além da hidratação da reposição  de eletrólitos a exemplo do sódio perdido no suor são estratégias utilizadas para aumentar a perfomance durante o exercício. Além destes, o uso de beta-alanina mostrou-se promissor por auxiliar no sprint final em modalidades como o ciclismo, sendo necessário um período mínimo de consumo de 4 semanas.

Referência

Vitale, K., & Getzin, A. (2019). Nutrition and Supplement Update for the Endurance Athlete: Review and Recommendations. Nutrients, 11(6), 1289. https://doi.org/10.3390/nu11061289

Classifique esse post

4 visualizações

Comments


bottom of page